sexta-feira, 10 de julho de 2020

OUVIR SÓ, É DIFÍCIL.


Base na Bíblia:  Marcos 14: 27-31 ... E Jesus disse aos discípulos: Todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.’ Mas, depois que eu for ressuscitado, irei adiante de vocês para a Galiléia. Então Pedro disse a Jesus: Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem! Mas Jesus lhe disse: Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece. Mas Pedro repetia com insistência: Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa...”

Yeshua conversa com os onze discípulos e abertamente declara o que irá acontecer a todos eles, para que eles tenham a certeza de que nada acontece por acaso, ou que é simplesmente uma exceção, ou ainda que será um fato isolado que pode acontecer a qualquer um, bem como a qualquer momento a qualquer um.

Os seres humanos estão acostumados a racionalizar todos os acontecimentos e as coisas que ocorrem a nossa volta e normalmente a grande maioria aceita somente as que acontecem a seu próprio favor, ou em seu benefício próprio, ai sim são plenamente acatadas.

No Livro de Zacarias no capítulo 13 versículo 07; encontramos: “Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.” Dificilmente seria considerado um versículo contido para os que esperavam o Messias, sua vinda, porem era e é, só devemos ter a atenção no lembrar que no passado as Escrituras Sagradas não eram separadas por capítulos e versículos, bem como a sua maneira de escrever e a língua original era o hebraico, em sua maioria no Velho Testamento a Antiga Aliança.

O Senhor Jesus declara que por causa desse aviso, seus discípulos iriam ter uma atitude de escândalo e por causa disso iriam abrir mão de sua fé, deixando de fato o Mestre, isso aconteceria a um por um, vejamos:

Na versão que lemos está escrito que todos os 11 (onze) discípulos iram fugir e abandonar, mas em outras versões, mais antigas, diz que iriam se Escandalizar, o que significa que iriam criar neles o sentimento de: escândalo, causar indignação ou repúdio, desencadear manifestações de desagrado, ofender; melindrar, logo cada um assim agiria por ter presenciado um comportamento que não se adequá às convenções da moral e dos bons costumes.

E também em outra tradução declara “Todos vocês perderão a fé em mim, porque o Tanakh diz:...”

O Bom Mestre só é reconhecido porque ensina, e de fato poucos mestres são reconhecidos como tal e Jesus, sem sombra de dúvida era o exemplo máximo não só de um educador, e sim daquele que ensina e seus discípulos recebem conhecimento que em muito excede a somente informações.

Os discípulos, por sua maneira pessoal de viver em seus últimos três anos e meio (provavelmente), afinal cada um deles era alguém que estava em tempo integral com seu Mestre, ouviram, mas não aceitavam o que seus ouvidos escutavam, e Pedro, um deles, relata a Cristo que todos os outros poderiam se escandalizar (ou fugir, abandonar, assim fazendo negar a fé no Messias), mas ele jamais o abandonaria.

Bonitas sem dúvida essas palavras emocionadas de Simão, Barjonas, apelidado de Pedro, demonstrando sua crença e valores inabaláveis, porém Jesus declara, em seguida, que na noite desse mesmo dia, ele agiria diferente em 3 três momentos. Agora, Pedro, discípulo e apóstolo, depois de ouvir a seu respeito, as Palavras do Raboni, parte para a insistência da repetição para se fortalecer em sua convicção, de que nunca diria que não conhecia a Jesus e diante de todos afirma que inclusive estava pronto a morrer com seu mestre.

O Messias estava falando, o Mestre é Onipotente, Onisciente e Onipresente e agora lendo podemos entender como é difícil só ouvir, pois todos em todos os tempos da história, sempre tem seu ponto de vista e sua opinião, principalmente repito quando não nos é favorável o que está sendo falado, e assim foi o que aconteceu com os 11 (onze) discípulos. Jesus disse que seria a morte para ele, mas ressuscitaria e que voltaria para eles e que iria com eles a Galiléia, nesse momento ninguém deles, parou para ouvir e entender que seriam unidos pelo Senhor, pois só queriam responder sobre uma coisa que não foi perguntada e sim, simplesmente só lhes era informada.

As Boas Novas são os frutos de um amor sem dimensão de tal magnitude que o ser humano nunca pode alcançar, mas sim aceitar, logo todo o que ouve a voz do Bom Pastor passa a caminhar em seu dia a dia ao seu lado, e senti o peso de seu pecado pessoal e o entrega em troca do perdão, que somente Jesus tem a oferecer a todo o que ouve, aceita, admite e crê que é um pecador, perdido e sem meios próprios de se auto salvar, ou seja, tentar se auto justificar.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário