sexta-feira, 5 de junho de 2020

RATIFICAR O ALERTA.


Base na Bíblia:  Marcos 13: 28-36 ... Jesus disse ainda: Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. E Jesus terminou, dizendo: Mas ninguém sabe nem o dia nem, a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. Vigiem e fiquem alertas, pois vocês não sabem quando chegará a hora. Será como um homem que sai de casa e viaja para longe mas, antes de ir, dá ordens, distribui o trabalho entre os empregados e manda o porteiro ficar de vigia. Então vigiem, pois vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; se será à tarde, ou à meia noite, ou de madrugada, ou de manhã. Se ele chegar de repente, que não encontre vocês dormindo! O que eu lhes digo digo a todos: fiquem vigiando!...”

Nada de pensar que acabou, sobre uma pergunta pode ser muito mais longa a resposta (complexa), do que a maioria dos seres humanos no presente, estão acostumados a esperarem para dar atenção e ouvir, simplesmente porque nos habituamos a aceitar o resumo, a síntese, qualquer coisa que um mero resumo satisfaça, ou que seja em poucas palavras rápidas e venha a resposta sem nada de se aprofundar ou ainda pior, criar perguntas dentro da resposta e muito menos gerar mais responsabilidades ao que perguntou.

As Alianças Antiga e a Nova, apresentam a passagem para uma vida viva, diferente da que fomos, como gentios, acostumados (me permita ousar dizer: adestrados), a achar que é o limite de tudo, o que fazemos, pois em paralelo a isso, sabemos que culturas como na Índia em dias atuais são ainda mais severas que as Ocidentais, pois, ainda aceitam sua origem e sua casta e vivem sem nenhum interesse de alterar sua situação, algo parecido com ‘carma’ no Ocidente.

As Boas Novas chegaram a todos, como foi escrito: ‘Veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam, mas a todos que o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, a saber aos que creem no nome do Filho do Homem e o receberem.’

Jesus, cita a eles, aos 4 (quatro) discípulos sobre o ciclo da cultura da figueira, vejamos:

A figueira não tem flor, ou seja uma flor visível, ela tem sua particularidade, na verdade sua flor é a casca verde a sua volta do fruto, pois na realidade a flor está interna e de lá dentro só tem um pequeno orifício, por onde só um pequeno inseto minúsculo consegue passar.

A polinização nas figueiras ocorre pela ação das vespas diminutas, onde o macho dessa espécie não é alado e sim somente a fêmea, a qual procura por outras arvores de figueiras e coloca seus ovos no interior desse fruto, e assim cria o siclo para que o figo amadureça.

Essa árvore de altura entre 5 (cinco) a 10 (dez), mas em média, com 8 (oito) metros, foi cultivada a mais de 11.500 (onze mil e quinhentos) anos, achados arqueológicos na Palestina e é considerada como uma das primeiras frutas domesticas, ou seja que saiu do campo selvagem para ser cultivada dentro de casa, precede inclusive a outros achados como o do trigo e de outros cereais, o que elevou o homem de catador e caçador a cultivador para sua subsistência.

Por que a arvore do figo então é citada, para se observar, dentre muitas razões era uma arvore conhecida pelos povo daquela região, os judeus muitas vezes foram citados ou comparados a figueira e a seu fruto, e tinha seu comportamento de fases em cada estação do ano, e um deles era o da chegada do verão, quando caule, folhas e o fruto era sinais visíveis.

E ao homem, lembre-se que sua polinização é externa, porém inicia de dentro para fora, o que é diferente de uma oliveira ou de uma videira, etc. que são externos e produzem o azeite ou o suco da uva, mas o figo é o fruto que pode ser armazenado por grandes períodos, sem estragar, e estes são internos em sua floração e crescimento, ou simplesmente se aceitaram a revelação que é dada as ovelhas que ouvem a voz do Bom Pastor, inicia o processo da revelação.

Revelação ou Apocalipse 6:13 – ‘... Cai abalado sobre o agir do forte vento os figos verdes!’.

Sim prudência e muito cuidado pois somos potes de barro que tem a excelência do Filho e do Espírito Santo tratando o interior e moldando o exterior dia a dia, preparando para a volta do Bom Pastor e o processo da volta já iniciou e só o Pai sabe o dia certo, mas acham que está demorando e assim muitos desanimam ou se cansam e voltam para suas atividades e rotinas, por isso Yeshua, continua.

Como referência o Messias cita ainda a ação de um homem que sai para viajar, mas antes de ir, deixa designação para cada um dos seus, não tem data para voltar, e manda o sentinela ficar de prontidão e vigiar.

Esse sentinela não se restringiu aos quatro discípulos e sim a todos que ouvirem, lerem, forem informados desse texto Sagrado, o qual foi registrado antes que acontecesse, em cada uma dessas ações para que todos os ouvintes, estivessem continuamente vigiando, assim se não fosse importante para seus ouvintes, jamais teria o cuidado de ratificar a importância desse alerta as suas ovelhas, que o Pai deu, para as guardar e nunca perder nenhuma delas.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula













Nenhum comentário:

Postar um comentário