sexta-feira, 19 de junho de 2020

O EFEITO AO AGIR.


Base na Bíblia:  Marcos 14: 06-12 ... mas Jesus disse: Deixem esta mulher em paz! Ela fez para mim uma coisa boa. Pois, os pobres estarão sempre com vocês, e, em qualquer ocasião que vocês quiserem, poderão ajudá-los. Mas eu não estarei sempre com vocês. Ela fez tudo o que pôde, pois antes da minha morte veio perfumar o meu corpo para o meu sepultamento. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: em qualquer lugar do mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que ela fez, e ela será lembrada. Judas Iscariotes, que era um dos doze discípulos, foi falar com os chefes dos sacerdotes para combinar como entregaria Jesus a eles. Quando ouviram o que ele disse, eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele. Assim Judas começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, em que os judeus matavam carneirinhos para comemorarem a Páscoa, os discípulos perguntaram a Jesus: Onde é que o senhor quer que a gente prepare o jantar da Páscoa para o senhor? ...”


Deixem em paz essa mulher, foi o pedido de Jesus aos presentes na casa de Simão o Leproso, sabemos por ler a razão, mas no momento do acontecimento deve ter sido um susto aos ouvintes.

Alguns efeitos são imediatos, quando iniciamos uma ação, seja ela qual for, porém outros ocorrem não somente no momento que se faz, e sim, se desdobram ao longo do tempo, que costumamos contar enquanto vivemos e podem até romper séculos, porém sua iniciativa sempre será pessoal, ainda que em muitos casos ocorram também por orientações de terceiros.

Frases de efeito também são muito usadas em tempos de crise, ou em momentos de dor, claramente sabemos que dependendo do grau em que se encontre aquele que a ouve, o efeito que causa certamente pode ser considerado como quem recebe um copo contendo água fresca, quando se está com muita sede em um dia de muito calor.

Jesus ouve em silencio de cada um que está junto dele, sua opinião, sobre o acontecimento de uma mulher, que veio por traz dele e acabou de derramar sobre seu corpo um perfume, sem dizer ela nenhuma palavra para ninguém dos presentes.

Depois que todos se manifestaram, expondo seus pontos de vista, Jesus, faz uma declaração sobre um acontecimento que estava às portas para acontecer sobre o plano Redentor da Humanidade, o qual foi mencionado por ele diversas vezes a eles e os presentes pouco conseguiam entender.

Jesus declara que o feito dela foi bom para ele, e esclareceu a eles que essa mulher fez o seu melhor para ele, e que sua atitude enquanto fosse anunciado em todo o mundo o Evangelho (Boas Novas), ela seria lembrada, assim claramente deveriam sim, cada um deles, deixarem ela (essa mulher) em paz.

Ela fez algo que agradou o Filho de Deus, enquanto que os que estavam a sua volta nada fizeram, pois só se portavam como simples companhia no evento, além de que quando abriram a boca somente apontaram a perda financeira e a má utilização de recursos, enquanto que o próprio Jesus, declarou, que pobres sempre haverá (reflita, por favor, que não são só os por causa de perda de financeira), e cada um deles por seus próprios interesses poderiam ajudar esses, mas o Messias não seria assim, pois estava concluindo a Vontade do Pai.

O efeito do agir dessa mulher, trouxe uma repercussão que atravessou os séculos, mas temos também o efeito do agir de Judas, que podemos entender que foi também único, ainda que todos na mesa no dia da ceia (pouquíssimos dias depois), se auto consideraram prováveis traidores, somente Judas Iscariotes no entanto foi levar, provavelmente no dia seguinte ao dessa mulher ungir ao Cristo, a alegria aos chefes dos sacerdotes declarando que ele estava disposto a entregar a Jesus, seu Raboni, pois era fato certo de que seus discípulos sabiam exatamente toda a sua rotina no evento da Páscoa, bem como sabia ele, Judas, qual seria o melhor momento.

Os chefes dos sacerdotes em retribuição a esse agir de Judas, informaram a ele que teria direito a uma recompensa por sua ação, esse foi o efeito do agir deles e assim ele fechou o acordo e voltou para estar junto do Senhor.

Chegou o dia da Páscoa e temos o efeito do agir agora de todos os 12 (doze) discípulos, perguntando ao Senhor, onde queria que fosse celebrado o jantar da Páscoa para poderem estarem juntos, e sobre este assunto também sabemos que mais uma vez houve um agir sobrenatural do Eterno, e os discípulos que foram enviados pelo Mestre não só acharam a pessoa que cederia o lugar, como que esse lugar já estava em ordem para a celebração.

Tudo escrito no Plano Celeste para resgatar um homem de seu destino, somente o Amor em ação do Eterno para parar o curso da história e apresentar a oportunidade de se chegar, ou de se reaproximar, ou ainda de poder voltar para a Casa do Pai, através dos braços estendidos de Seu Filho, que foi traído, injustiçado, condenado e levado a uma morte indigna e ofensiva somente por cumprir a vontade do Pai, em amor ao Pai e a todos que ouvem sua voz, porém a morte não o prendeu pois ao terceiro dia ressuscitou.

O efeito de agir é somente de cada um, que age, não existe coletivo, ainda que muitos gostem de estar na multidão, como sua maneira pessoal de responder a essa história Escrita de Amor pelo pecador, porém declaro que é única, pessoal e indivisível, assim a sentença pessoal de cada um, pode ser anulada ou permanecer até a sua execução no juízo final.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário