sexta-feira, 10 de abril de 2020

O AMOR EXCEDE A LEI.


Base na Bíblia:  Marcos 12: 28-34 ... Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou: Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: É este: ‘Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame ao Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com toda as forças.’ E o segundo mais importante é este: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo.’ Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois. Então o mestre da Lei disse a Jesus: Muito bem Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossa forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer sacrifícios a Deus. Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: Você não está longe do Reino de Deus. Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus...”

Existem ações que fazemos que foram desenvolvidas pelo conhecimento, pela pesquisa, e por outros meios de ensino, os quais somente uma vez tendo aprendido podem ser colocadas em pratica, e assim também podem ser aperfeiçoado ou aprimorado, dependendo do interesse e possibilidades que cada um possua para poder dar continuidade, porém existe outros que nascem conosco, como o sorrir, o chorar e também o amar.

Devemos entender que mesmo que todos tenhamos herdados, o que vou passar a chamar de sentimentos, desde o nascimento, estes permanecem a disposição, porém compete a cada um, fazer uso nas oportunidades que forem ocorrendo sobre a face da terra e na medida em que vamos passando pelas etapas da vida, deveríamos também constantemente avaliar como estamos nos apropriando deles.

Uma das tendências naturais da natureza humana é focar em determinados objetivos e relevar ou postergar outros, a fim de que em determinado momento futuro resgatemos o que deixamos e readequando-os a nossa nova história continuemos a avançar na jornada da vida.

Os saduceus ouvem as Palavras de Jesus e são encorajados a rever seus conhecimentos e crenças, voltando-se a conhecer o Seu Criador, um escriba, ou mestre da Lei, dependendo da versão, está ouvindo atentamente essa discussão e entende que Jesus deu uma boa resposta.

Ele provavelmente não fazia parte do grupo de opositores ao Mestre, mas sim, era simplesmente mais um dentre a multidão a ouvir a voz do Senhor Jesus, que para a visão dele somente era mais um Mestre entre tantos outros.

Existem respostas que nos inquietam por dentro, como se uma chama que estivera apagada lá dentro do nosso interior, começa de novo a existir e isso leva nosso próprio exterior a ter um comportamento de tentar entender um pouco mais do que isso pode ser, e nesse caso diante de uma Palavra de Jesus, isso aconteceu com esse homem, o qual por perceber a sabedoria e a prudência verdadeiras, buscou entender o que com certeza estava perto dele, mas ainda assim não o envolvia completamente.

Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Perguntou ele ao Raboni Jesus.

Não havia duvida que era uma pergunta de simples resposta, para um povo que desde o chamado do Patriarca Abrão, vivia sobre a crença de um único Deus; mas ele perguntou ao próprio Deus, e ouviu dEle, frases contidas nos Livros de Êxodo, Levítico (19:18) e Deuteronômio, pois a Lei era para eles o tripé, para os descendentes do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, onde estavam contidos o meio para agradar e o ato de viver agradando ao Criador.

A pergunta foi qual era o maior mandamento e Jesus respondeu dizendo que dois bastavam para cumprir toda a Lei, para se viver uma vida em harmonia com o Seu Criador, e o que havia em comum entre esses dois mandamentos era o amor, colocado coerentemente em prática sincera e em sua plenitude, acima de seus pessoais interesses humanos e pessoais (no sentido de particular).

A ponderação a essa resposta para o que ouviu (escriba ou mestre da Lei) foi novamente favorável a Jesus, a ponto de reconhecê-lo como Mestre e responder o mesmo em confirmação ao que fora respondido e acrescentando que agindo dessa maneira as ofertas e sacrifícios não fariam sentido diante do Criador.

O Cristo observando a resposta, percebeu que havia sabedoria nessas palavras de resposta e declarou a quem lhe fez a pergunta: ‘Você não está longe do Reino de Deus.’ 

Essas palavras ou o sentido delas foi muito pouco usado pelo Senhor, a outros, e esse homem pode ouvir elas para ele, as Escrituras não declaram qual foi o comportamento tomado por desse escriba ou mestre da Lei, depois desse momento, mas como escrevi ao iniciar o amor foi declarado e posto em atividade, pois era o próprio Deus de Amor que falava a ele.

Muitos optam por esperar outros momentos ou oportunidades, pois declaram que tem muitos planos ainda por fazer, antes de se reconciliar em amor com o Seu Criador, a esse que assim faz, por sua vez, somente esquece ele uma verdade a qual aqui foi declarada ou mencionada, sobre a questão de que são dois mandamentos e não um só e assim estará legitimamente agradando ao seu Criador.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário