sexta-feira, 24 de maio de 2019

MUDAR O RUMO.


Base na Bíblia: Marcos 05: 38-43 ... Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando. Então ele disse: Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo. Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava. Pegou-a pela mão e disse:  Talita cumi! (isto quer dizer: Menina, eu digo a você: Levante-se!). No mesmo instante a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. Então Jesus ordenou que de jeito nenhum espalhassem a notícia dessa cura. E mandou que descem comida à menina...”

Mudanças são difíceis de serem efetuadas por boa parte dos seres humanos, assim ocorre desde os primórdios onde encontramos vestígios, ou relatos quando documentados raramente quando que em poucas vezes foram simplesmente voluntarias.

As guerras, as mudanças climáticas, ou ações externas como encontramos por exemplo no livro de Gênesis quanto ao assunto da Torre de Babel, são exemplos de mudanças que levam o homem a se deslocar seja sua mente, seja o próprio corpo de seu estado de zona de conforto egoísta.

Sabemos que a curiosidade e a necessidade são ferramentas de mudanças também e essas flutuam conforme o menor ou maior grau de interesse que se apresentam no momento da tomada de decisão, e por exemplo também cito um fato curioso em nossos dias atuais em que notam-se o crescente interesse das pessoas em identificarem-se no estado de que viver uma aventura virtual pode ser mais importante, interessante ou motivante do que uma pessoal física.

Desta forma a humanidade dia a dia abandona seu conforto nos padrões acadêmicos quando é levado por si mesmo a buscar primeiro um grupo de sensações e emoções continuas e de diversas fontes que tragam o puro prazer momentâneo como se esse fosse uma escada sem fim e ao agir assim deixam completamente de estarem satisfeitos com o suficiente para comer, beber e se vestir.

Jesus entra dentro de uma casa, a pedido de seu anfitrião, chamado Jairo, dentro dessa casa, o rumo dela encontra-se assim: muitas pessoas dentro agindo de formas diferentes, afinal ali era um lar comum, mas lá havia gritos, choros altos, tristeza por todo o lado, logo muita confusão, podemos pensar se esse lar seria diferente da casa de nossas vidas.

As palavras de Jesus, ao observar esse rumo, são agora direcionadas a todos os ouvintes, declarando a todos eles que não havia motivo para tamanha confusão, uma vez, que a menina, a filha de Jairo, somente estava dormindo, desta forma Ele muda o rumo completamente.

Realmente o texto enfatiza a mudança de rumo, pois os que estavam na casa antes de Jesus chegar, começam agora ao ouvir Jesus, a zombar do Filho de Deus.

Jairo deve ter procurado ficar próximo de sua esposa e com certeza sua fé, mais uma vez estava sendo questionada para si mesmo, pois Jesus assume a rédea da situação, e coloca para fora todos os que lá dentro estavam, menos 6 (seis) pessoas, que com Ele formavam 7 (sete), são eles: Jesus, Jairo, esposa, filha, Pedro, Tiago e João, uma mudança muito clara para este lar.

Jesus foi levado ao quarto onde a menina estava, como lemos, tomou-a pela mão e deu a menina uma Ordem: menina a ti te digo levanta-te (Talita cume), estavam com Ele somente esses 6 (seis) a ouvir essas duas palavras e com seus olhos eles testemunharam o novo rumo mais uma vez dos acontecimentos.

A menina de 12 (doze) anos levantou-se e começou a andar, e ela com certeza via seus pais e essas outras quatro pessoas que os acompanhavam em sua casa, o novo rumo para cada um deles estava traçado, com plena certeza o pedido do pai não tinha sido em vão e esse foi plenamente atendido.

O Mestre Raboni então ordena que essa cura ficasse entre eles e citou concluindo que para a menina, ela recebesse sua alimentação normalmente, e tudo voltou ao equilíbrio natural, pois era o Criador de Todas as Coisas agindo como continuamente age desde a Eternidade, uma vez que o pai o buscou, aceitou as mudanças e no novo rumo viu o mover do Salvador, como Paulo certa vez falou a um carcereiro da Cidade de Filipos, distrito da Macedônia: Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.

Infelizmente como iniciamos o texto, a humanidade tem ouvidos mas não ouvem, as palavras que podem mudar o rumo de suas histórias, antes são hábeis em ouvir e viver o momento esquecendo que vem o dia em que todos estarão diante do Senhor e o rumo traçado em Adão vai ser consumado o pecado e o antidoto está no último Adão que trouxe com autoridade o perdão do pecado a todo aquele que nEle crê!

Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula







Nenhum comentário:

Postar um comentário