sexta-feira, 28 de setembro de 2018

SEM QUE O POVO SOUBESSE.


Base na Bíblia: Lucas 22: 01-07 ... Faltava pouco tempo para a Festa dos Pães sem Fermento, chamada Páscoa. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei procuravam um jeito de matar Jesus em segredo porque tinham medo do povo. Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes. Judas foi falar com os chefes dos sacerdotes e com os oficiais da guarda do Templo para combinar a maneira como ele ia lhes entregar Jesus. Eles ficaram muito contentes e prometeram dar dinheiro a ele. Judas aceitou e começou a procurar uma oportunidade para entregar Jesus a eles, sem que o povo ficasse sabendo. Chegou o dia da Festa dos Pães sem Fermento, dia em que os judeus matavam carneirinhos para comemorar a Páscoa...”

Uma frase que devemos ter ouvido diversas vezes e como eco deve se repetir ainda outras muitas vezes durante nossa caminhada sobre a face da terra, cita que o povo unido não sabe a força que tem.

Quando no Livro dos Princípios menciona a criação do homem e posterior a mulher criada da costela do homem, destes dois fatos acontecem os nascimentos para povoar a terra, situação essa em que foram abençoados pelo Eterno.

Os acontecimentos posteriores somente ratificaram esse crescimento populacional e inicialmente viviam aparentemente juntos e não espalhados até o evento conhecido como Torre de Babel.

No texto que lemos notamos a preocupação dos líderes judaicos (sacerdotes e mestres) com o comportamento do povo, mesmo eles tendo uma influência direta sobre eles, sabiam sem hesitar que eram inconstantes e que quando confrontados com o Messias, Rabi Jesus, tinham por certo que deixariam de serem bem sucedidos em seus intentos.

O povo é por muitos considerados como soma de números somente e por outros como uma massa de manobra; na sua essência são formados por homens e mulheres com sentimentos e necessidades individuais por serem únicos, por isso homens ou mulheres sobre homens e mulheres se revezam para colocarem-se sob sua liderança ao longo da história.

As palavras de Jesus em essência sempre tratavam do interior ao exterior de cada um de seus ouvintes e desta forma Ele as usava com autoridade, porém focando ao Criador, o Pai como o ponto certo para a adoração e ponto focal seguro para se viver todo seus dias sob a face da terra, a humanidade.

Os líderes por sua vez, tinham que agradar a Roma, manter seus negócios em atividade e administrar os meios pelo qual mantinham o povo sobre temerário controle, e Jesus, o Rabi, o Messias muito os incomodava por cuidar dos aflitos e necessitados; com este clima e para resolver esse impasse, se ocuparam em tramar um meio para eliminar a oposição sem chamar para si, a atenção do povo.

Judas Iscariotes, era um dos doze escolhidos por Jesus, o Messias, pelos textos sabemos que havia outro Judas também no grupo chamado de Zelote, para os diferenciar, no grupo, este resolve voluntariamente ir negociar uma maneira de ser útil aos líderes de sua época.

A trama é armada só aguardando o sinal em que o povo estivesse longe o suficiente para não ver o que se propunham a fazer com o Messias, mas passou os dias e chegou a Festa dos Pães Asmo (sem Fermento), hoje no Ocidente, conhecemos como Páscoa.

O povo estava em casa, preparando o cordeirinho, Jesus ficou provavelmente somente com os 12 (doze) discípulos e Judas viu uma oportunidade.

O tempo desse evento mostrou a importância do povo ser informado e estar ciente de seus direitos e não só de suas obrigações, foi em Cristo somente que o povo soube que havia um Deus que os amava e se preocupava com cada um, que Ele sabe o nome de cada um, e que Ele entende as necessidades de cada um, pois para isso enviou seu Filho, Amado para ser o cordeiro Pascal e morrer pelos nossos pecados.

Porém os acontecimentos após esse fato mostram o quanto o povo foi continuamente cegado dessa verdade e colocado sobre jugos humanos e condições e regras para poder se chegar ao Pai, quando o próprio Jesus declara: ‘Vinde a mim todos os que estai cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.’

Vem o Dia do Senhor quando o Messias virá nos céus com poder e grande glória e aqueles que não se deixaram influenciar pelas palavras de homens, e aceitaram a verdade de que o pecado somente pode ser banido em Jesus o Cristo, se arrependendo, estarão juntos com aquele que os ama, como eles são.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula






Nenhum comentário:

Postar um comentário