sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

REPARAR NAS ATITUDES.

Base na Bíblia: Lucas 14: 07-11 “... Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação: Quando alguém, convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: Dê esse lugar para este aqui. Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor. E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido...”


A sociedade sempre estabeleceu regras para um convívio harmonioso entre os seus, dentro dos lares também até bem pouco tempo, as famílias terem seus lugares definidos de assento a mesa, durante uma simples refeição.

Com o desenvolvimento e o tempo de cada indivíduo ser mais usado para os mais diversos fins, esse hábito tem caído no desuso, pois boa parte dos membros da família, optam por refeições rápidas e não raramente acontecem em pé ou mesmo em movimento, ou mesmo frente a aparelhos de imagens, para otimizar o tempo.

Ainda assim, mesmo com esse declínio existem também como sabemos reuniões presenciais de negócios ou reuniões entre amigos, ou em festividades familiares ou não.

Nesses eventos sempre existem protocolos que apontam para regras de etiquetas e outros comportamentos, por exemplo de vestimenta e costuma ser extenso e segue até aos lugares a serem ocupados, principalmente quando está inserido refeições.

Na Sociedade na época de Jesus não era diferente e notamos que estava ele a observar o comportamento das pessoas quanto aos lugares onde iriam se assentar.

Após observar por um determinado tempo, emite uma observação provavelmente aos seus discípulos e também a todos que estavam próximos a ele, apontando para sua visão sobre o assunto.

O interesse pessoal tem seu valor e deve ser perseguido por cada um de nós, porém devemos saber tem temperança e compreender o local onde estamos inseridos para buscar o equilíbrio necessário junto aos demais participantes envolvidos.

Vivemos em grupos, ao qual inicialmente somos apresentados ao que chamamos de família, com o desenvolver de nossas vidas, conhecemos parentes, colegas, amigos e estranhos, cada um com seu grau de importância hierárquico que caminham conosco por toda a vida.

Jesus traça com cuidado o comportamento de procurar o lugar para estar (Jesus cita sentar) não o melhor de todos, e saber aguardar o reconhecimento de sua presença e o convite para estar no local que lhe foi proposto pelo anfitrião.

Esse convite trará a recompensa da honra que sentirá, mas o convite contrário do anfitrião lhe trará nenhuma honra para ceder o lugar que está para outro de maior prestigio que o seu.

Ao reparar a atitude, observamos que somente o amor do Senhor Jesus para abrir oportunidades, pelo pagamento da nossa dívida, para que todos aqueles que estão doentes, fracos e oprimidos possam encontrar ao bater à Porta, o Pai para convidar a entrar, tratar das feridas e cear com Ele, desta forma, Jesus está sempre dizendo a cada um dos seres humanos, que: “haverá continuamente lugar na Casa de meu Pai, até o dia da Sua Volta”, aos que creem.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário