sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CONFIAR E ESPERAR.

Base na Bíblia: Lucas 12: 22-26 “... Então Jesus disse aos seus discípulos: É por isso que eu digo a vocês: não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Pois a vida é mais importante do que a comida, e o corpo é mais importante do que as roupas. Vejam os corvos: não semeiam, não colhem, não tem despensas nem depósitos, mas Deus dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros? Qual de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso? Portanto, se vocês não podem conseguir uma coisa assim tão pequena, por que se preocupam com as outras?


Confiar e Esperar são palavras que usamos continuamente seja de forma provocada ou natural, lembremos que a cada dia deitamos esperando acordar para um novo Dia e cada Dia despertamos e esperamos concluir os projetos que previamente estabelecemos, e estamos trabalhando, ou mesmo os que nos foram marcadas ou agendadas por terceiros.

Esse comportamento de esperar, primeiramente, sabemos que atua nas diversas áreas de nossa vida e perpetua durante toda a nossa existência, e assim diariamente convivemos pacificamente com a esperança; somente nos momentos em que ocorrem situações adversas ou não acorre o que esperamos, acontece a frustração e essa se manifesta internamente, a princípio só para si, ou também desencadeia uma corrente que envolve quem estiver próximo ou que faça parte ou não dessa esperança.

Jesus mostra que todos têm alvos seja de alimentação ou vestimenta e todos desejam a cada dia ter suprida essa necessidade e muitas vezes só acrescentam a esperança que já naturalmente possuem a preocupação e é esta que pode se tornar danosa, uma arma letal para a própria pessoa.

O Mestre apresenta também a confiança que exige algo além do natural que há no ser humano, pois depois que nos tornamos independentes, passamos a desconfiar de tudo e de todos.

Durante minha trajetória de vida, pude até o presente, ouvir incontáveis vezes a expressão: 'Eu espero no Senhor, ...' e também pude observar quando essa mesma esperança não acontece, a atitude dessa mesma pessoa. É provável que a maioria que espera no Criador, não saiba que esperar é pequeno comparado a confiar no Criador.

Quando confiamos depositamos nossa fé que o Criador dos céus e terra que é o Senhor absoluto de todas as coisas, sejam visíveis ou invisíveis, está acima de tudo e de todos; e é o único que é Onipotente, Onipresente e Onisciente, e ainda que mesmo que ocorra situações adversas a que esperamos, Ele está no controle e tem o melhor para cada um, dos que, o buscam em espírito e em verdade.

Jesus cuida como bom Pastor de suas ovelhas e os tem com puro zelo, afinal seu selo é o do Amor pelos seus a quem quer bem. Assim a confiança deve ser ativada e depositada nEle pois confiar e esperar pode parecer que tem o mesmo sentido e objetivo, porém só quem confia tem dentro de si a convicção de que a fé não é abalada, ainda que venham desânimos como múltiplos gigantes, ou exércitos inteiros de inimigos a nos perseguir com o objetivo de nos persuadir para que cada um deixe de acreditar.

Como Jó declara: 'Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora de contigo andar.' Podemos também aprender que o Senhor está perto, batendo a porta (sua) e aguardando pacientemente que cada um por si, abra para que Ele entre e faça morada, e sabemos que a casa que, um dia o receber, nunca mais saberá viver sem o Senhor.

A vida se faz nova e os olhos da fé se abrem para buscar em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua Justiça e as demais coisas serão acrescentadas, uma a uma, pois o perdido volta para o Pai.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário