sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ENTENDER A QUEM TEMER.

Base na Bíblia: Lucas 12: 04-08 “... Jesus continuou: Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus. Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos! Jesus disse ainda: Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele....”

As moedinhas citadas por Jesus, se refere a uma unidade de moeda chamada de asse, de origem romana, feita de cobre ou de bronze de valor insignificante, e o medo citado nessa versão que lemos no original se aplica ao temor que há guardado dentro de cada ser humano.

Sabemos que o reflexo da sociedade está na maneira de se portar de cada um de seus indivíduos, a qual espelha a sua maneira de viver a vida de todo o grupo; inclusive refletindo seus efeitos sob toda a face da terra, logo o que fazemos individualmente tem reflexo no grupo em que vivemos com muito ou pequeno impacto, mas é o start e desta maneira de viver está a razão em quem realmente servimos o qual em essência é exatamente aquele que nos impressiona e molda nossas ações e modos.

No passado, nas sociedades ou comunidades ou vilarejos, o exemplo a seguir era retirado de dentro do princípio familiar, seguindo os sistemas de seus líderes, com o passar do tempo pela influência da sociedade os valores passaram a seguir as necessidades da localidade, que definiam em essência as áreas e os padrões para poder expandirem e no presente com o advento do acesso a toda a informação a todos, praticamente em tempo real, os interesses transferiram para personalidades que se destacam das demais.

Jesus a muitos séculos antes desse momento que ocorre nos dias atuais, já apontava para esse tipo de comportamento humano, ao mencionar o temor (forma de respeito absoluto), que é um tipo de medo, por que ele tem a característica real de reconhecer a autêntica autoridade, que leva o ser humano a seguir e ser imitador desses valores superiores para o bem comum.

No presente, por exemplo no Brasil, temos notícias vindas da área rural, comunicando que aumentou os roubos de toda a natureza, desde insumos a animais, e a solução que está sendo apresentada para o Congresso Nacional é a de permitir ao produtor rural se armar, para vencer essa insegurança e inibir essa conduta dos meliantes, lembra então até a volta do faroeste.

As Palavras de Jesus apontam para o medo (temor) somente para aquele que pode tirar a vida e depois a conduzir para o inferno e menciona que Deus que vê os negócios deste mundo desde os que são feitos com a natureza e declara que o Eterno tem cuidado de todo o ecossistema e ressalta que mesmo quando se trata da capacidade capilar de cada um, também o Senhor o sabe todos e na Escritura Sagrada encontramos também que o Altíssimo chama inclusive as estrelas pelo nome.

O medo real ainda que generalizado dos cidadãos de uma rua, ou de um bairro por um delito ou até o medo do mundo, por uma explosão nuclear, paira diariamente, mas só Jesus é quem devemos temer, pois só Ele tem as palavras de Conciliação com o Pai, para resgatar o ser humano do inferno, que é a segunda morte descrita na Bíblia, e o julgamento na sua volta, ocorrerá e será simplesmente separando o grupo que aceita as Promessas do Messias Jesus e assume esta verdade publicamente entre todos; do grupo que rejeita ou mistifica está verdade o Evangelho das Boas Novas e rejeita em aceitar pessoalmente a Jesus, como seu Senhor e Salvador de sua vida, pois deixa de reconhecer cada um desses a sua real condição de pecador.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário