sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PEQUENO REBANHO.

Base na Bíblia: Lucas 12: 30-34 “... Pois os pagãos deste mundo é que estão sempre procurando todas essas coisas. O Pai de vocês sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas. Jesus continuou: Meu pequeno rebanho, não tenha medo! Pois o Pai tem prazer em dar o Reino a vocês. Vendam tudo o que vocês têm e deem o dinheiro aos pobres. Arranjem bolsas que não se estragam e guardem as suas riquezas no céu, onde elas nunca se acabarão; porque lá os ladrões não podem roubá-las, e as traças não podem destruí-las...”

Jesus pelas Escrituras aparentemente detinha provavelmente a profissão de seu pai terreno, que acreditamos que era a de carpinteiro, pois em Marcos 06:03, registra que era realmente carpinteiro, desta forma pela praxe deve ter iniciado entre 12 a 15 anos no ofício.

Nos tempos de Jose a profissão de carpinteiro era muito semelhante a de nossos dias e até digamos mais abrangente, observando uma particularidade muito grande quanto aos nossos dias, eles não tinham lugar para ir comprar a madeira, assim deveriam ir a floresta, derrubar uma arvore certa para o que desejava trabalhar, trazer essa arvore e fazer do material bruto o produto esperado pelo cliente (construir casas, vigas para os telhados, escadas para os interiores, portas e janelas, móveis: ‘armários com prateleiras, gavetas ou portas, banquinhos para apoio dos pés, cadeiras, mesas de vários tamanhos e tipos e berços’; também para decorar alguns móveis, o carpinteiro usava peças decorativas de madeira bem trabalhadas, e até para conservá-los e dar o acabamento, ele talvez os revestisse com cera de abelha, verniz e óleo.

Um carpinteiro também fazia equipamentos agrícolas: jugos resistentes, bem como forcados, ancinhos e pás; arados resistentes, para suportar as pontas de ferro que abriam sulcos em solo rochoso; fabricava carroças e as rodas inteiriças ou com raios que eram usadas; além de todas essas atividades talvez incluísse também a de fazer consertos e manutenção nos móveis, ferramentas e meios de locomoção que ele fabricava.

Sua aparência, considerando o sol do Oriente Médio e o trabalho aprendido ao longo dos anos apresenta uma pessoa de músculos fortes com mãos calejadas, mas em nada sabemos de que era também um pastor de ovelhas, cremos que sua linhagem de pai terreno e de mãe levam a vir da origem da Casa de Judá da linhagem de Davi, esse sim que era quando jovem um pastor de ovelhas de seu pai Jessé.

Jesus chama seu grupo de seguidores de ”Meu pequeno rebanho”, abrangendo todos aqueles que criam nele e com certeza também todos aqueles que viriam a crer nEle ao longo dos séculos até o dia da sua volta triunfante, no momento em que o Pai lhe passar a ordem para voltar com Poder e Grande Glória com os anjos dos céus.

O cuidado do Pastor é muito importante para o sucesso de seu rebanho, Davi, por exemplo, mesmo jovem lutou contra Urso e Leão para defender suas ovelhas. O Pai Eterno enviou seu filho para o mesmo fim, trazer de volta às ovelhas para o aprisco, pois estavam desgarradas e também para cuidar e tratar se suas feridas e devolver saúde para seus corpos daqueles que viviam no vale da sombra e da morte.

Ao chamar de pequeno rebanho, fica claro que apesar de buscar a todas, nem todas ouvem a sua voz do Bom Pastor, para o seguirem, pois, as paixões desse mundo, os atrativos encantados cegam o entendimento e muito mais o próprio fascínio pela submissão que há no coração humano, os impedem de enxergar a segurança e o conforto de estarem nos braços, debaixo do olhar e cuidados do Senhor Criador de todas as coisas que há no Tempo.

As palavras de Jesus são para mostrar o comportamento dos pagãos (gentios) que vivem procurando fama, riqueza, poder, ostentação e a satisfação em ter em excesso o comer e o vestir, enquanto que Jesus declara que suas ovelhas devem ao contrário só confiar que o melhor está no Senhor que tem o prazer em dar o Reino a todos que no Eterno confiam.

Sua infinita misericórdia é que nos trouxe a graça de sermos buscados, quando nem o buscávamos e sermos achados e receber a fé em sentir a princípio e a começar, passo a passo,  a viver esse Amor que excede a todo o raciocínio natural humano, praticando dia a dia, fazendo parte do pequeno rebanho.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário