sexta-feira, 21 de julho de 2017

A INCOMPREENSÃO.

Base na Bíblia: Lucas 09: 49-53 ... João disse: Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo. Então Jesus disse a João e aos outros discípulos: Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês. Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado na região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém...”


Nos presentes dias escutamos com frequência a expressão de muitas pessoas declarando que não estão sendo compreendidas, e a estes normalmente os chamamos de incompreendidos.

A razão dessa ocorrência muitas vezes pode ter sua origem: no comportamento, na maneira de viver, no estilo de viver, dentre muitos outros fatores que poderíamos citar, de cada ser humano, mas há um que chamamos no presente de: excesso de individualismo possessivo, e este pode ser destrutivo não somente a pessoa que o tem, mas também aos que estão a sua volta.

Jesus em seu infinito amor, deixou várias Parábolas para nos orientar frente as condições apresentadas pelo mundo que nos cerca, para podemos ter paz para com todos. Em uma delas Ele cita sobre um Rei que pretendia fazer a festa de casamento ao seu herdeiro e enviou os convites aos seus súditos, porém um a um foram declinando. Ao saber desse comportamento enviou novamente os convites, mas agora a todos que encontrassem dentro de seu reinado e quase encheu o local da cerimônia.

O rei por fim, expediu nova ordem, agora para pôr para dentro todos que encontrassem pelo caminho e assim o local da festividade ficou completo e iniciou a celebração.

Os discípulos de Jesus, presenciaram um homem expulsando demônios, em nome de seu Mestre Jesus, mas esse não o seguia, João de imediato o proíbe. Jesus ouve do próprio João sobre esse assunto e qual foi o seu comportamento; Jesus então declara que não deveria mais agir assim, concluindo que se o homem, assim faz, ele é por eles (do grupo) e não o contrário, como eles compreenderam.

Jesus prepara seu caminho para voltar a Jerusalém e para encurtar a distância, prefere seguir pela região da Samaria, envia discípulos a frente, para arrumar acomodações, mas ao chegar a um povoado, este ao perceber que iam para Jerusalém se recusaram em acolher o Mestre.

João e Tiago ao ouvirem dessa decisão, voltam-se para Jesus, e propõem que lhes permita pedir fogo do céu para destruir a todos daquele lugar. Jesus em resposta os repreende e vão para outra Cidade que os acolhem.

Ser um discípulo de Jesus, só é possível se houver um encontro pessoal, com Ele, e a partir desse fato, buscar viver na compreensão do Eterno e deixar de ver nas coisas desse mundo, como a única ou a primeira referência a ser adotada para solucionar os eventos de nossa existência sobre a face da terra.

Os discípulos conviveram com o Mestre e apreenderam que o alicerce faz toda a diferença ao construir as casas de suas vidas, e as opções ensinadas foram: Na Rocha, ou Na Areia. As Palavras do Reino chegaram aos dias atuais, mas o mundo a trata com incompreensão, porém todos que ouvem sua voz e provam do seu amor atestam que só Jesus, o Cristo é o Senhor e é o único Salvador eleito por Deus Pai para suas criaturas, a humanidade.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário