sexta-feira, 5 de maio de 2017

DURANTE O CAMINHAR.

Base na Bíblia: Lucas 08: 42b-48 ... Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados. Nisto chegou uma mulher que fazia doze anos que estava com hemorragia. Ela havia gastado com os médicos tudo o que tinha, mas ninguém havia conseguido curá-la. Ela foi atrás de Jesus e tocou na barra da capa dele, e logo o sangue parou de escorrer. Aí Jesus perguntou: Quem foi que me tocou? Todos negaram; Então Pedro disse: Mestre, todo o povo está rodeando o senhor e o está apertando. Mas Jesus disse: Alguém me tocou, pois eu senti que de mim saiu poder. Então a mulher vendo que não podia mais ficar escondida, veio, tremendo, e se atirou aos pés de Jesus. E, diante de todos, contou a Jesus por que tinha tocado nele e como havia sido curada na mesma hora. Ai Jesus disse: Minha filha, você sarou porque teve fé! Vá em paz...”

Do despertar ao repousar, de cada um de nós, muitas coisas ocorrem, porém, boa parte delas fazemos mecanicamente (atos automáticos) dos quais nem nos damos conta, desde o respirar, ao mexer das pálpebras e somente estaremos percebendo esses feitos, quando sentirmos falta.

Durante os 86.400 segundos de cada dia encontramos ou nos deparamos com acontecimentos que nos levam a tomar decisões que podem nos encaminhar ao sorriso ou a lágrima, e para cada um deles sempre achamos respostas para neutralizar ou aumentar essas sensações, buscando inevitavelmente avançar na vida, afinal teremos a cada dia de vida esses segundos a nossa disposição.

Esse fôlego de vida dado pelo Criador nos permite tomar decisões em nossa caminhada, mas existe uma realidade humana que choca também ao lembrar que muitos são excluídos por sua própria escolha ou por razões adversas; e se tornam fracos doentes, abatidos, humilhados, aflitos, excluídos e excluindo a si mesma e a outros de seu meio.

O mundo foi o meio que o Criador preparou para que vivêssemos, mas para muitos se tornou um lugar de disputa, destruição e da posse pelo poder de tudo e de todos, gerando os conflitos que somos informados desde os cantos mais remotos do Planeta até nosso quarteirão onde vivemos.

Jesus, caminha mesmo sendo apertado por todos a sua volta, ele está seguindo a Jairo, próximo deles estão provavelmente os discípulos, como uma espécie de cordão de isolamento, mas os toques são difíceis de impedir. E um único toque, entre tantos, muda toda a Caminhada do Mestre fazendo-o parar.

Ao parar de sua caminhada, faz uma pergunta, provavelmente em alto e bom som, levando todos a refletir sobre a pergunta e a se auto examinar, mas a pergunta que dizia, tinha também o complemento que era a razão de parar: de mim saiu poder (virtude).

Simão Pedro, ouvindo e vendo o silêncio na primeira pergunta entre todos, responde como estamos acostumados a responder, para resolver a questão: todos podem estar te tocando Mestre.

Entretanto a segunda pergunta, o complemento, explicava a razão dessa parada em caminhar, e agora, todos ouvem em alto e bom som, provavelmente acharam que agora sim, o silêncio seria a marca registrada desse anonimato, porém uma única mulher se apresenta dentre a multidão.

Essa mulher conta a todos como sua vida era durante sua caminhada e o que significou o tocar em Jesus, quanto ao efeito imediato de sarar de uma vida de já a 12 (doze) anos de sofrimento. Ao ouvir dela sua confissão, Jesus a despede e declara a ela para que não tivesse medo, ratificou claramente a ela também que pela fé estava sarada e a despediu em paz.

Podemos estar vivendo uma vida difícil, como foi com essa mulher, durante toda essa caminhada, mas devemos saber que as Escrituras Sagradas apresentam o Senhor Jesus, o Cristo, que tem sempre à disposição por seu amor: a salvação de nossas vidas, para levar a cura, a liberdade e a Vida Eterna.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário