sexta-feira, 14 de abril de 2017

SONHAR O SONHO ETERNO.

Base na Bíblia: Lucas 08: 27-31 ... Assim que Jesus saiu do barco, um homem daquela cidade foi encontrar-se com ele. Esse homem estava dominado por demônios. Fazia muito tempo que ele andava sem roupas e não morava numa casa, mas vivia nos túmulos do cemitério. Quando viu Jesus, o homem deu um grito, caiu no chão diante dele e disse bem alto: Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Por favor, não me castigue! Ele disse isso porque Jesus havia mandado o espírito mau sair dele. Esse espírito o havia agarrado muitas vezes. As pessoas chegaram até a amarrar os pés e as mãos do homem com correntes de ferro, mas ele as quebrava, e o demônio o levava para o deserto. Jesus perguntou a ele: Como é que você se chama? O meu nome é Multidão! Respondeu ele. (Ele disse isso porque muitos demônios tinham entrado nele). Ai os demônios começaram a pedir com insistência a Jesus que não os mandasse para o abismo...”

Desfazer os maus entendidos é algo que todos deveriam procurar fazer, a cada entardecer do dia, para que a cada nova manhã estivessem seguro de estar vivendo uma nova oportunidade de vida, que o Criador concede a cada uma de suas criaturas, livre das amarrações deixadas do dia anterior, que podem se acumular e trazer um desanimo, em sua somatória, para todo aquele que carrega o peso do pecado sobre seus lombos.

Apesar de encontrarmos vários meios para driblar a verdade da existência humana, pois a luxuria, a gula, o auto ego, nos impedem de ver a verdadeira luz que há dominante sobre esse mundo, e assim muitos estão a viver sobre a luz artificial da aparência e do uso e costumes que adquirimos ao longo de nossa existência, sem se aperceber de que muitos desses conceitos mais nos escravizam do que nos libertam para termos dias verdadeiramente alegres e satisfeitos em harmonia com toda a criação do Eterno.

Reservamos o conceito de alguns e sobre esses vivemos, como no caso citado nas Escrituras Sagradas do jovem rico que perguntou a Jesus: O que eu preciso fazer para herdar a vida eterna? Jesus mostrou vários itens como o amor, o respeito e a ética. Sobre todos esses o jovem estava convencido que os fazia. Jesus completou ao dizer: Vende tudo o que tem e me segue, nesse elo, foi partido o desejo do jovem, pois onde está o teu tesouro aí estará sempre o seu coração.

Jesus acaba de atravessar o Mar da Galiléia com seus discípulos, aporta na Cidade de Gerasa, a leste da Galiléia, um homem vem ao seu encontro, a diferença era que estava e vivia nu, sua moradia era no cemitério e esse cai ao chão ao ver Jesus. Pergunta o porquê de Jesus, estava a vir para atormentá-lo, pois com certeza vivia na sua zona de conforto.

Tudo o que o Mestre Jesus, o Filho de Deus Altíssimo fazia era pedir para que o demônio saísse desse homem (expulsar), pois apesar de Adão viver nas mesmas condições no momento da Criação este comportamento demonstrava um desiquilíbrio que inclusive todos da cidade apoiavam e quando o tentavam prender com correntes de ferro, essas eram partidas e ele as quebrava e fugia para o deserto. Podemos achar impressionante esse relato, mas sabemos que o príncipe desse mundo, veio para matar, roubar e destruir, e sua ação para esse fim não tem limite, somente a autoridade do Senhor para conter esse fato sobre a vida humana.

Ao se declarar esse homem, com grito, cai ao chão e com vos alta ele aponta para ser uma legião (multidão) como que a intimidar, porém Aquele em quem não há sombra de variação, manteve-se no propósito de libertar da escravidão aquele homem possuído, pois o Eterno enviou seu Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a Vida Eterna, e os dardos do inimigo não o atingirão e as coisas velhas se passaram e assim nova criatura se faz.

O Senhor Eterno ao mostrar no Êxodo o princípio da Pascoa, mostrava ao mundo, a representação do cordeiro pascal que era oferecido em lugar de cada pessoa, como expiação dos pecados, sonho esse concretizado em seu Filho, Jesus, que se entregou como oferta de sacrifício voluntariamente para resgatar o que se havia perdido, como carinhosamente são chamadas, como sendo, as ovelhas perdidas, que andam errantes à espera do Bom Pastor que as conduza para o seu aprisco.

Vivemos o tempo não do julgamento, mas sim da liberdade aos oprimidos, aos fracos, aos pobres, aos necessitados que vivem em trevas, necessitam e sentem falta da Verdade, pois nada consegue suprir essa falta em seu coração, assim veio Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida para libertar os cativos de seus cativeiros, porém somente os que creem nessa promessa, como fez Abrão, quando foi chamado da terra de Ur dos Caldeus, a ir para a terra a ele Prometida, pela fé, a verão e entrarão, e comerão e viverão, junto aos brações do Senhor.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário