sexta-feira, 11 de setembro de 2015

VÊR COM O CORAÇÃO.

Base na Bíblia: Lucas 19:01-10 “... Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou áquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: - Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: - Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: -Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: - Hoje a salvação entrou nesta casa, pois esse homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar quem está perdido...”

O que quero ver muitas vezes nada tem a ver com o que quero fazer realmente. Explicando melhor, muitas vezes só queremos espiar alguma coisa que nos chama a atenção, como ocorreu com Moisés ao apascentar as ovelhas de seu sogro Jetro nos arredores da montanha do Sinai e estando lá viu uma chama que ardia, porém não consumia o arbusto, ele só queria ver esse fenômeno que ocorria e nada mais, porém sabemos o que encontrou.

Salvo pelas circunstâncias da natureza podemos escolher nossas profissões e nos dedicamos a ela. Zaqueu escolheu a sua assim como Mateus também; eles eram publicanos, e Zaqueu o Chefe deles, ou seja, faziam parte de um grupo que recolhia impostos dos judeus em Nazaré e os entregava a Roma, porém os que exerciam essa profissão tinham fama de além de serem traidores de seu povo os de serem extremamente gananciosos. Títulos horríveis para aquele tempo. Enfim essa era a ocupação de Zaqueu.

Jesus em certo momento entra na Cidade de Jerico e caminha por ela toda, e esse cobrador de impostos por alguma razão vai também as ruas e fica sabendo destas novas.

Procura por algum motivo ver quem era essa pessoa, possivelmente simplesmente ver sua aparência, isso possivelmente deveria bastar para ele e atenuar sua curiosidade.

Sua estatura comprometia sua idéia e ele armou uma estratégia do tipo: se não posso transpor a barreira de pessoas, vou à frente ao provável caminho que Jesus vai passar e procuro um ponto elevado, um ponto de observação para realizar essa façanha.

Sim fez como planejou e achou o ponto elevado ao subir em um sicômoro, ou figueira brava e lá estava ele enquanto o Mestre passava.

Seus olhos o viam, mas seu coração se remexia mais e mais, mas quem olhou para Ele e também o viu foi Jesus que de imediato o chamou pelo Nome e deu-lhe uma ordem direta.

Sua atitude mudou a história de sua vida, pois ao ver Jesus seu coração abriu e viu a verdade bem a sua frente.

Os opositores questionaram a atitude de ir à casa de Zaqueu, mas ninguém ofereceu a Ele sua casa voluntariamente. Em casa Zaqueu teve a confirmação de que seu coração agora via e abriu mão da sua riqueza pelo conforto de sua salvação, simplesmente isso o perdido foi encontrado disse Jesus.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário