sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ALABASTRO E NARDO.

Base na Bíblia: Mateus 26:06-12 “... Jesus estava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Então uma mulher chegou perto de Jesus com um frasco feito de alabastro, cheio de um perfume muito caro, e derramou o perfume na cabeça de dele. Ao verem aquilo, os discípulos ficaram zangados e disseram: Que desperdicio! Esse perfume poderia ter sido vendido por uma fortuna, e o dinheiro, dado aos pobres. Mas Jesus, sabendo o que eles diziam, disse: por que vocês estão aborrecendo esta mulher? Ela fez para mim uma coisa muito boa...”

João 12:3 diz: “Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo.”; e

Marcos 14:3, diz: “Estando ele em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o Leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo.”.

Jesus estava em Betânia próximo de Jerusalém, a seis dias da Páscoa, e lá já fervia de pessoas provavelmente em torno de 200 (duzentas) mil. Ele entra na casa de Simão, o leproso, para se alimentar com os seus e o anfitrião com seus parentes e amigos, provavelmente dentre os amigos, Lazaro, Marta e Maria, e diz as Escrituras que uma mulher surge aparentemente sem nenhum protocolo e toma a frente das ações e chama a atenção para si pela seqüência de gestos que adota em frente de Jesus.

Ela sem sinal algum antecipado, quebra um vaso de alabastro e de dentro dele derrama seu liquido de nardo puro, exatamente sobre a pessoa de Jesus em sua cabeça que com certeza chegou aos pés pela força da gravidade.

O nome dela era Maria e tinha como irmã a Marta que servia no local desta ceia e seu irmão Lázaro o mesmo que Jesus ressuscitará dos mortos, segundo os escritos da Escrituras contidos no livro de João.
Saibam todos que um perfume importado naqueles dias seria de um valor alto e esse de nardo, por sua vez, vinha do Himalaia e pela quantidade sugerida equivaleria a 300 denários, para entender o custo, devemos estar cientes de que 1 denário equivale a 1 dia de serviço.

O vaso de alabastro então era por si só uma obra de Arte que somente profissionais especialistas em vidro e/ou cerâmica ou especificamente com alabastro atingiriam essa qualidade de vaso, feito para compor este bálsamo. Resumindo uma obra de arte a parte sem nenhum valor definido, devido à qualidade do produto final.

Mas sem ensaio ou surpresa premeditada surgiu essa mulher, provavelmente Maria tomando essa atitude de quebrar o vaso, quanto e este tipo de ação, pode ser comparado a cada um de nós quando nos quebramos diante do Senhor Jesus abrindo nosso coração, confessando-o e aceitando-o.

E em seguida ela derramou o conteúdo: o perfume de nardo sobre Sua cabeça, o qual com certeza se esparramaram por todo seu corpo. Assim também poderíamos comparar ao que cada um de nós faz ao se derramar e confessar os nossos pecados e delitos diante do Senhor.

Veio de imediato o aroma que invadiu todo o lugar que estavam, assim também vem para cada um de nós à fragrância de Cristo que primeiramente tira o nosso cheiro de morte e nos traz o Doce Cheiro da Vida Eterna, o qual invade nosso ser e Ele nos envolve com seus abraços doces, ternos e estamos enfim debaixo de Suas Asas, reconciliados com o Criador.

Por isso disse o Profeta Isaías a mais ou menos 600 anos antes do nascimento de Cristo por uma virgem: Ele levou sobre si as nossas dores. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. E por suas chagas fomos sarados.

Simples é compreender o vaso de alabastro e seu perfume de nardo usado há séculos anteriores e posteriores, para envolver o corpo da realeza em sua morte, sim isso é fácil, mas era necessária essa morte de Jesus, o Cristo, como sendo o único sacrifício agradável ao Eterno e por está atitude voluntario do filho para com seu Pai, enfim, resgatar o homem do pecado e do juízo da morte e do inferno, para que a verdadeira vida que há desde os Principio, que é sem fim e que vive em harmonia viesse para resgatar por seu infinito amor do Pai a sua criatura, como está descrito em João 3:16.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário