sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A SALVAÇÃO.

Base na Bíblia: Mateus 19:25-28 “... Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam: Então, quem é que pode se salvar? Jesus olhou para eles e respondeu: Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possivel. Ai Pedro disse: Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar? Jesus respondeu: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel...”

Jesus estava a Leste nos confins da Judéia além do Rio Jordão.

Os discípulos entram em uma discussão ao ouvir as palavras do Mestre e agora ficam perplexos com a resposta sobre o Reino do Céu e Reino de Deus ou a Vida Eterna.

Um jovem se apresenta a Jesus e pergunta qual o necessário fazer de bom para herdar a vida eterna. Jesus apresenta a obediência a Lei pessoal e a expande para com seu próximo. O jovem não se sente seguro mesmo já fazendo assim como descrito pelo Senhor Jesus, mas ele espera então adquirir a perfeição e volta a questionar.

Jesus então lhe dá uma condição vende tudo o que tem e do resultado dessa venda; de tudo aos pobres e assim venha só você e me siga.

Os discípulos entram nesse mérito, pois Jesus responde a eles ao ver a ação que acaba de acontecer que o jovem veio a tomar.

Jesus ao vê-lo ir embora; diz aos seus discípulos sobre a dificuldade de se abrir mão do bem material. Nesse momento a perplexidade dos discípulos atinge o grau máximo e explode em uma pergunta aparentemente partindo de todos: quem pode herdar a vida eterna?

O Mestre Jesus diz claramente que para o homem é impossível.

Assim como aprendemos a viver nossas vidas dentro de uma cultura baseada em troca e também adicionada a ser extremamente atraída a valores cada vez maiores para cada coisa, observamos que ao estudarmos a História verificamos que sempre apresenta em seus registros meios adotados para a religião; em que a humanidade desenvolve métodos para cultuar o Divino. Porém afirmo como diz as Escrituras que todas fracassaram.

A razão desse constante fracasso está no fato de que o elo foi rompido no Jardim do Éden, restabelecido posteriormente na linhagem de Sete; novamente estabelecida no pós dilúvio: primeiro com Noé e seus filhos e depois por Alianças com Abraão, Isaque e Jacó Israel; e, depois do Êxodo do Egito encerrada na Lei baseado nos moldes de figuras das coisas que Moisés viu no céu. Porém, era aio, pois não foram suficientes e o ser humano ficou em trevas até que do céu veio há Luz que ilumina todos os homens e mulheres resgatando-os de seus pecados pelo sacrifício de Cristo Jesus na cruz que foi consumado, mas ao terceiro dia ressurreto dentre os mortos e vivo assentado à destra de Deus Pai.

Desta maneira Jesus era o cordeiro vivo pascal, conhecido desde o principio e exemplificado no Sacrifico de Isaque por seu pai Abraão, e Ele, o Senhor Jesus, esta entre nós, mas naquele momento os discípulos não conseguiam entender esse todo até que o próprio Jesus depois de sua aparição por volta de quarenta dias, abriu os olhos de cada um deles e vem abrindo de todos os que o aceitam.

O que o jovem rico e os discípulos  esperavam e queriam eram respostas comuns e Cristo era, é e continuará sendo a única resposta para a vida eterna com Deus.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula




Nenhum comentário:

Postar um comentário