sexta-feira, 14 de agosto de 2015

DEIXANDO A INCREDULIDADE.

Base na Bíblia: João 20: 24-29 “... Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. Oito dias depois estavam os discípulos outra vez  ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram...”
É comum ouvirmos alguém dizer: Não acredito! E muitas outras frases que seguem a essa do tipo: você está exagerando; ou mentindo; e ai a seqüência de quem ouve: é eu não creio nisto, ou eu não creio assim e por fim na maioria das vezes diz: você está exagerando.

Mesmo com o avanço da tecnologia nos últimos anos e a modernidade presente em nossos dias, ainda convivemos com esse comportamento dentro da sociedade.

Mas um perigo maior se instala em nosso meio ao acontecer isto; que é o da solidão, onde as pessoas por desacreditar uma nas outras procuram esse refugio, e se apóiam em jogos, entretenimento e diversões coletivas para passar o tempo e não mais viver o tempo real de sua vida.

Jesus estava oficialmente crucificado e em conseqüência morto, para se assegurar de sua morte o soldado, gentio, romano o fura do seu lado com uma lança; e só ai, Ele é retirado da cruz e embalsamado ou se quiserem estava envolvidos em panos com perfumes aromáticos e é colocado em um sepulcro novo e na entrada selada com uma grande pedra com um selo do Império.

Muitos poucos acompanharam, mas todos souberam dessa novidade e criam nessa verdade ou realidade. Pois estiveram no momento da crucificação e eles todos ouviam os líderes religiosos dizerem em alta voz: Se és mesmo o Filho do Homem desce dai e creremos que tu és o Filho de DEUS. E nada disso aconteceu.
Pronto depois de três dias, dois na estrada de Emaús tem um encontro com Cristo, após o seu sepultamento. Voltam a Jerusalém e eles contaram aos então discípulos e seguidores do Messias Jesus, mas a dúvida da incredulidade ainda era mais forte.

Desertores talvez da fé, preocupados mais em acertar e para não fazer o papel de otários estavam do que aceitar a verdade da ressurreição do Cristo.

Jesus aparece a dez e possivelmente a mais pessoas que estavam no lugar ou na casa onde estavam reunidos ou escondidos e se antecipa falando: Paz esteja convosco. Eles primeiro vêem depois ouvem e por fim crêem.

Mas ocorre que um, por qualquer motivo, não estava nem perto para ser chamado.

Essa é a realidade da humanidade sempre ouviram dizer que Jesus Ressuscitou e nunca estavam no momento para ver e ai fica duvidoso de tudo e de todos.

Uma breve ilustração: Um pai que muito amava sua única filha (ele era muito bem sucedido na vida financeira e um pai comprometido com seus deveres de provedor e responsável pelos seus). Deu uma flor única e rara a essa filha e lhe disse: Esta flor é rara e única, necessita que fique num local que tenha claridade, u que seja ventilado, e precisa ouvir suas palavras diariamente e precisa de água uma vez por semana. Ela (a filha) agradeceu e recebeu com muito amor e carinho, pois gostava muito de plantas. Passaram-se os dias no inicio seguiu a risca, mas devido a rotina de trabalho estudo cuidados da casa, de seu cuidado próprio e dos seus, foi deixando de falar, mas sempre a via linda essa flor e com o passar do tempo deixou também de aguar ou regar, mas sempre há via linda e pensava meu pai exagerou. E assim foram os dias, certo dia ao chegar em seu lar viu a planta caída e sem vida. Falou, regou, esperou e nada e desesperou-se e foi chamar seu pai. Pediu ao pai: Me da outra eu cuidarei aprendi a lição. A resposta foi não posso lhe disse era rara e única.

Tomé também chamado Dídimo chegou e ouviu as novidades, mas para não entrar em delírio coletivo optou por duvidar e criar regras para crer. 8 (oito) dias depois Jesus aparece onde eles estavam e novamente aparece fisicamente e fala naturalmente a todos. E ainda acrescenta o único dialogo registrado com Dídimo citado nas Escrituras Sagradas. Seu objetivo é claro convida-o a tocar e não só ver suas feridas geradas no processo de crucificação. Agora temos um crente e não mais um incrédulo entre eles.

Jesus somente faz uma declaração que muda a história das razões, objetivando banir a incredulidade de vez, ou seja, Ele diz: Bem aventurado (feliz) o que crer sem precisar ver. Reflito eu, reflita você também sobre está palavra de Jesus para sairmos do padrão da humanidade.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula




Nenhum comentário:

Postar um comentário