sexta-feira, 13 de junho de 2014

CONVENCER DO PECADO, DA JUSTIÇA E DO JUÍZO.

Base na Bíblia: João 16:07-14 ... Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará...”

O Senhor Jesus procurava apresentar a seus discípulos e apóstolos os acontecimentos que estavam acontecendo diante de seus olhos. Para muitos isto seria desnecessário, uma vez que, eles estavam próximos e todos eram maiores de idade e naturalmente tinham capacidade de pensar, raciocinar por si mesmos, logo tinham as coisas em comum e assim poderiam deduzir seus próprios conceitos e ideias sobre os fatos do dia a dia, porém sem a sua preocupação com certeza os acontecimentos seguintes tomariam o ar de que tudo o que acontece é porque já esta descrita em algum lugar e ponto final.
Para muitos Jesus era somente um homem, cheio de autoconhecimento, com capacidade de liderança, possuía inquestionável persuasão e só, e isto não o tornava diferente dos demais de sua época, este mesmo pensamento pouco mudou em nossos dias, mas para aqueles que procuraram e procuram viver ao lado dEle, conseguiram encontrar pilares que mudaram a história que hoje conhecemos.
Jesus encontrava tempo para cuidar e mostrar fatos que marcariam as vidas dos seus ouvintes e seguidores, para tanto declarou que estava prestes a deixá-los, fato incomum para aqueles dias em que esperavam um redentor do domínio predominante de sua época. Apresentou também que era necessário e que iria enviar o Ajudador que convenceria o mundo de três coisas sobre Jesus.
Guiar alguém para a verdade ou toda a verdade poderia ser somente para aqueles dias, como sabemos que aconteceu após a crucificação de Jesus, e de seu enterro e da sua ressurreição ao terceiro dia, ocorrido no período da festa da Páscoa, e seria somente para os discípulos e apóstolos como ocorreu na festa chamada de Pentecostes, logo após a sua ressurreição e ascensão nos céus, e que foi relatada nas Escrituras Sagradas, porém repetiram-se em varias outras oportunidades descritas também após esse momento nas mesmas Escrituras Sagradas, isso deixa de ser uma coincidência logicamente.
Os Três Pilares de Jesus que seriam lembrados com convencimento pelo Espírito da verdade são: 1) O pecado, porque não crêem em Jesus, quando presente e mesmo em nossos dias; 2) Da justiça vindoura porque Ele está sentado à direita de Deus Pai, que é o justo juiz e o único justo a julgar; e 3) Do juízo porque existe um príncipe nesse mundo que já foi julgado e a morte foi vencida e as trevas não prevalecem sobre a luz, porém há sobre isto uma escolha que é sua somente.
Muitos irão recorrer à situação de que nunca foram informados dessa verdade e que isto será o suficiente para sua absolvição, porém mais uma vez o espírito do erro será desmascarado e a verdade como disse Jesus que o Espírito Santo levaria a verdadeira verdade que é o próprio Filho de Deus  se apresentará a cada um impedindo que o engano do mal vença.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula



Nenhum comentário:

Postar um comentário