sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SERVIR COM SEUS BENS.

Base na Bíblia: Lucas 08:01-03 “... Logo, depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando, o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze, bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malígnos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios. Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens...”

Certo jovem, possivelmente mercador, questionou sobre a conduta ideal para se viver uma vida em harmonia com o Criador, a resposta foi muito empolgante de Jesus e do próprio jovem, mas ao ser estimulado a vender tudo o que tinha e dar aos menos afortunados, pois essa foi à ordem direta de Jesus. Esse jovem optou por seguir seu caminho e manter os cuidados que fazia e não avançar nada a mais que isso.
Jesus tinha pleno conhecimento de sua vocação e entendia a necessidade de atingir o alvo dentro do prazo, hoje chamaríamos de cronograma, assim definiu a estratégia, verificou os pontos fortes e fracos e traçou geograficamente sua área de atuação.
Sabemos que exige recursos, para tal empreitada, pois consumiria um tempo de 3 anos e meio, e junto a ele estavam constantemente 12 (doze) varões e soma-se a outras necessidades básicas elementares (alimentação, vestimenta, transporte, etc...).
Sua preocupação em todos os registros de seu diário de bordo, sempre apontou para alcançar o perdido como prioridade apresentando a ele o Reino chegado dos Céus. Com uma ênfase no buscar primeiro o reino do Senhor e as demais coisas vos serão acrescentadas. Assim quando estavam em meio a uma plantação se utilizavam das Escrituras, frente a uma figueira ainda que temporã de procurava frutos e quando em meio a multidões afastadas dos grandes centros esperava a providência divina da multiplicação, ou ao pagar tributos usava da pesca artesanal e do que se encontrava na boca do primeiro peixe pescado.
Sabemos, por outra fonte, que Judas Iscariotes, era o tesoureiro do grupo e que também subtraia valores, conforme afirmado por João um de seus condiscípulos, mas de onde provinham então os recursos, para esse caixa ambulante.
Encontramos em Lucas a resposta vinham de pessoas que voluntariamente ofertavam por reconhecimento da autoridade da seriedade do ministério, pelos milagres e curas recebidos e pela libertação. Ressalto que, pelos textos, nunca em nada tratado por preço fixo, pois havia os costumes da época em cobrar pelos serviços realizados das pessoas.
Jesus ensinava que o mais importante é dar do que receber, a seus discípulos, quando os enviava a irem de dois em dois, e mesmo ao ler todo o Novo Testamento pode notar que eles compreenderam essas palavras como suficientes para concluir a vocação pela qual também foram chamados.
Jesus deixou o exemplo, ao declarar a multidão: Tendo o que comer beber e vestir estejais satisfeitos, não estejais ansiosos, pois as aves do céu nem semeiam nem segam e o Senhor cuida delas, quanto mais a vós homens de pequena fé. Creia você também pode servir, pois de que adianta ganhar o mundo e perder sua alma.



Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula



Nenhum comentário:

Postar um comentário