sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

CAMINHADA NECESSÁRIA.

 

Base na Bíblia: João 04:01-08 “... Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), deixou a Judéia e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Chegou, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José; Achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto ao poço; era cerca da hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. ...”

 

“... Quando Yeshua ficou sabendo que os p’rushim ouviram falar que ele fazia mais talmidim que Yochanan, e os imergia (embora não fosse o próprio Yeshua quem realizava a imersão, mas os talmidim), Yeshua partiu de Y’hudah e voltou uma vez mais à Galil. Isso significa que ele deveria atravessar a região de Shomron. Chegou a uma cidade de Shomron, perto do campo que Ya’akov dera a seu filho Yosef. O poço de Ya’akov ficava ali; então Yeshua, cansado da viagem, sentou-se ao lado do poço; era quase meio-dia. Uma mulher de Shomron foi tirar água, e Yeshua lhe disse: ‘Dê-me um pouco de água’. (Os talmidim tinham ido à cidade comprar comida). ...”

 

Somos movidos muitas vezes pelo cuidado que devemos ter sobre as informações que ocorrem a nosso respeito e ao nosso redor, apesar de muitas vezes, simplesmente deixarmos o dia a dia seguir seu rumo, ainda assim muitos buscam captar as informações e tomar suas decisões rapidamente, visando sempre nunca deixar de alcançar seu objetivo, afinal, agindo dessa maneira como um corredor em uma olimpíada que corre por uma medalha e para assim fazer, busca superar a todos, logo, é necessário que muitas vezes exerçamos esse mesmo compromisso de estar sempre a frente, para alcançar o alvo da proposta de nossas vidas a qual nos foi incluída ao nascermos.

O Messias, ouve as informações sobre como suas ações estavam sendo enviadas aos fariseus (grupo de judeus que se dedicavam à interpretação da Lei Mosaica e às tradições judaicas; esse grupo surgiu no século II a.C. e foram opositores aos saduceus), e mesmo estando distorcida em parte, Jesus optou por seguir seu caminho e caminhar para a Galiléia.

Para ir a Galiléia, normalmente existia o caminho mais curto e o mais longo, a diferença estava em passar pela região de Samaria, ou contornar a Samária, sabemos que sempre que possível os judeus preferiam o caminho mais longo, pois havia diferença entre eles, desde tempos antigos, porém, o Messias opta por seguir o caminho mais curto e caminham com esta decisão tomada, perto do poço de Jacó, Jesus cansado da viagem para e se assenta ao lado da boca desse poço, enquanto aguarda o retorno de seus discípulos que foram a Cidade para comprar alimentos.

Por volta das 12 horas (meio-dia), aparece também no poço de Jacó, uma mulher, preparada para ir retirar água, quando Jesus percebe sua presença ele lhe faz um pedido a ela, para lhe dar, um pouco de água, provavelmente por estar com sede e ela ouve seu pedido.

Essa caminhada era necessária, note que sua rota era a do menor trajeto, as prováveis diferenças de aceitação pelo povo da região, era conhecida, por ele e seus discípulos, pois na sua grande maioria eles eram oriundos da Galiléia e pelo menos uma vez por ano, iam a Judéia em Jerusalém e optavam continuamente a cada período, por qual caminho deveriam seguir para fazer esta trajetória.

Preconceito e Conceito não são oposição e sim o resultado da interpretação, que a sociedade, o grupo, ou indivíduo, adotam para seu viver, uma vez que a sonhada liberdade, que todos buscam, sem regras pode levar a danos irreversíveis ao meio no qual é implantada, logo, o respeito a opinião sempre é necessário, mas o foco deve ser a harmonia do amor e a sensibilidade ao próximo na mesma intensidade como a si mesmo cada um se ama.

As Palavras do Precursor e do Messias, tratavam do arrependimento e a reconciliação da criatura com o seu Criador, bastando que a semente (palavra) fosse lançada na terra (ser humano) e o resultado esperado de cada um é simplesmente o de como será seu caminhar pessoal, assim o texto que lemos, apresenta o Messias tratando dos cuidados abrangentes e necessários para cada um e desta forma, permitindo que ao invés de ser oposição o ensino, esse fosse a ferramenta necessária para medir o grande Amor do Eterno por cada ser criado, porém, avaliado sim, por cada pessoa, como encerro mencionando as Palavras que essa Mulher, ouviu do Messias: ‘Dê-me um pouco de água.’.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário