sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

OS CHAMADOS.

 

Base na Bíblia: João 01:42-51 “... E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). No dia seguinte, Jesus resolveu partir para a Galiléia e, achando a Filipe, disse-lhe: Segue-me. Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou a Natanael e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode haver coisa boa vinda de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem e vê. Jesus, vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel. Ao que lhe disse Jesus: Por que te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. ...”

 

“... Ele o levou a Yeshua. Olhando para ele, Yeshua disse: ‘Você é Shim’on Bar-Yochanan, e será conhecido por Kefa’. (Esse nome significa ‘pedra’’.). No dia seguinte, Yeshua decidiu partir para a Galil. Encontrou Filipe e lhe disse: ‘Siga-me!’. Filipe era de Beit-Tzaidah, a cidade onde André e Kefa moravam. Filipe encontrou Natan’el e lhe disse: ‘Achamos aquele sobre quem Mosheh escreveu na Torah, e também os Profetas: Yeshua Ben-Yosef, de Natzeret!’. Natan’el perguntou: ‘Natzeret? Pode vir alguma coisa boa de lá?’. ‘Venha e veja’, disse-lhe Filipe. Aí está um verdadeiro filho de Yisra’el – não há falsidade nele’. Natan’el lhe disse: ‘De onde você me conhece?’. Yeshua respondeu: ‘Antes de Filipe chamar você, quando estava debaixo da figueira, eu o vi’. Natan’el disse: ‘Rabbi, você é o Filho de Deus! Você é o Rei de Yisra’el!’. Yeshua lhe respondeu: ‘Você crê em tudo isso só por eu ter dito que o vi debaixo da figueira? Você verá coisas maiores que essa!’. Então ele lhe disse: ‘Sim, é verdade! Eu lhes digo que verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!’. ...”

 

O preconceito nasce de acontecimentos e comportamentos de pessoas que geram uma certa regra informal utilizada pelos demais moradores sejam de perto ou os de longe, pois a mensagem é clara e o sistema de dissimulação não ocorre uma vez que a rede de informações é rápida e nem sempre mesmo não sendo exata, exerce grande influência naqueles que ouvem.

No livro de João encontramos a visão descrita de como aconteceram os primeiros chamados de Jesus, para serem seus discípulos, nos demais livros (Marcos, Mateus e Lucas) sabemos outros detalhes que acrescentam mais dados aos acontecimentos daqueles dias.

João, André, Cefas, Filipe e Natanael, cada um chegou ao Messias de maneiras diferentes, mas em comum, sabemos pela leitura dos Livros que permaneceram, todos os seus dias, por encontrarem algo que tratava suas feridas e apresentava o conforto e consolo necessário para uma vida digna, como cidadão peregrino sobre a face da terra,

André e João o seguem, Pedro é levado por André, agora lemos sobre Filipe que é encontrado e convidado a segui-lo, em seguida Natanael que é levado por Filipe; e neste encontro Jesus menciona alguns atributos que cabiam aos descentes de Abrão, Isaque e Jacó, o qual não é questionada pelo próprio Natanael.

Porém, Natanael por desconhecer a pessoa do Messias, e sabendo seu nome, filiação e local de origem, questiona o caráter e meio de vida de todos os nascidos e viventes daquela região, porém notamos que para Filipe era de menor importância a questão do local de moradia e mantem reforçado eu convite para o conhecer.

Jesus o trata como uma pessoa normal e focada na sua forma de viver, e ao mesmo tempo, causa certa estranheza em Natanael, pois não se conheciam, por isso, veio a pergunta de como ele sabia o que estava a falar a seu respeito.

Os cuidados do Salvador e o respeito a vida de cada ser humano sobre a face da terra é igual, pois o Sol e a Lua (dia e noite) acontecem a todos sejam os do mal ou os do bem, bem como em qual proporção houverem, pois a liberdade do pecado é para todos (ricos e pobres, fortes e fracos, doentes e sadios), mas sabemos que os saudáveis não precisam de médicos, porém não invalida o direito dos cuidados também para si, seja da sua alma, do seu espírito ou do seu corpo.

Natanael ouve do Senhor, um acontecimento recente passado, certo tempo antes de Filipe o convidar, podemos afirmar que de alguma forma era algo pessoal pelo jeito, mas o efeito dessas palavras levou-o a reconhecer quem estava diante dele.

Jesus o escuta e responde sobre os acontecimentos que se seguiriam, ao manterem seus dias, o seguinte como discípulos e apóstolos ao lado dele, o Messias; e cita um texto atribuído a Jacó, no Livro dos Princípios, quando ele dormia sobre uma pedra, enquanto estava indo para a terra de seus tios, a pedido de seus pais.

Há um texto que se encontra em Mateus 22:14 que declara: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”, citado em uma parábola sobre ‘As bodas’, a qual reflete, os convites que são para os convidados e mesmo aos que são forçados a entrar são os convidados, porém os que desdenham ou rejeitam e no último instante mudam de posição, podem ser incluídos nos excluídos.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário