Base na Bíblia: Marcos 15:25-35 “... E era a hora terceira quando o crucificaram. Por cima
dele estava escrito o título da sua acusação: O REI DOS JUDEUS. Também, com
ele, crucificaram dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda {E
cumpriu-se a Escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.} E os que iam
passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o
santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo, descendo da cruz.
De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas, escarnecendo-o,
diziam entre si: A outros salvou; a si mesmo não pode salvar; desça agora da
cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos. Também os que com ele
foram crucificados o injuriavam. E, chegada a hora sexta, houve trevas sobre a
face da terra, até a hora nona. E, à hora nona, bradou Jesus em alta voz: Eloí,
Eloí, lama Sabactani? Que traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me
desamparaste? Alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Eis que chama
por Elias. ...”
“... Eram
nove horas da manhã quando o pregaram na estaca. Acima de sua cabeça, estava
escrito o registro da acusação feita contra ele, onde se lia: O REI DOS JUDEUS.
Executaram com ele dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda (*). Pessoas
que passavam por ali lançavam insultos, balançando a cabeça e dizendo: ‘Então
você é capaz de destruir o templo e reconstruí-lo em três dias? Salve-se e
desça dessa estaca!’. Da mesma forma, os principais kohanim e os mestres da
Torah zombavam dele, dizendo uns aos outros: ‘Ele salvou outras pessoas, mas
não é capaz de salvar a si mesmo!’, e: ‘Ele é o Messias, não é? O rei de Yisra’el?
Que ele desça da estaca! Se nós o virmos fazer isso, creremos nele!’. Até os
homens que estavam sendo executados com ele também o insultavam. Ao meio-dia,
trevas cobriram toda a Terra até as três horas da tarde. Por volta dessa hora,
Yeshua gritou: ‘Elohi! Elohi! L’mah sh’vaktani?’ (que significa: ‘Meu Deus! Meu
Deus! Por que me abandonaste?’). Quando algumas pessoas que estavam por ali
ouviram isso, disseram: ‘Vejam! Ele está chamando Eliyahu!’. ...”
(*) – Alguns manuscritos
incluem o versículo 28: “E cumpriu-se a passagem do Tanakh que diz: ‘Ele foi contado com os transgressores’”
(Yesha’yahu {Is} 53:12).
O Salmo 22:1-2 Citam as Palavras que Jesus mencionou
enquanto se encontrava em seus momentos finais elevado no madeiro, esse Salmo
foi escrito por David e cumprindo as Escrituras citadas pelo Messias em seu sacrifício
voluntário, como o Cordeiro Pascal e os que ouviram definiram como sendo um
chamado a Elias, porém Davi era claro ao citar o Eterno, assim sempre haverá
interpretações e contestação das mais diferentes origens, até mesmo pelo famoso
ato pessoal simplesmente de não ou concordar e pronto, no sentido de que não se
fala mais do assunto.
Por sua vez Elias segundo os Escritos, é descrito
como um homem que procurava levar o povo ao encontro de seu Senhor, consta no
Livro de I Reis 18:22-24, ele usou uma maneira que adotou para exemplificar, e assim
o fez porque foi provocado pela postura dos seres humanos, assim o versículo anterior
21 declara: “E Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis
entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe
respondeu nada.”; e sobre ele também somos informados que subiu ao céu num
redemoinho.
Para sincronizar o horário dos acontecimentos é bom
lembrarmos que o calendário gregoriano e hebraico diverge e muito, assim o
gregoriano inicia as 24 horas e o hebraico ao nascer do sol (por volta das 6
horas da manhã), agora o povo que está assistindo ou passando tem acesso ao
motivo da acusação que levou a pessoa a estar pendurado e para Jesus é citado O
REI DOS JUDEUS, pois havia outros dois sentenciados e executados no mesmo local.
Normalmente guardamos o que nos interessa, essa é
uma característica humana e muitas vezes no momento que julgamos propício
colocamos diante de pessoas esse arquivo, porém esses fatos sempre seguem com
um julgamento; no caso de Jesus notamos que suas palavras sobre o Templo e a
reedificação em prazo de três dias era algo que incomodava a mente dos ouvintes
e nesse texto eles agora juntam essa fala, com insultos para exigirem que ele saia
da situação em que se encontra.
De maneira velada os líderes que estavam presentes
dos sacerdotes, entre si, faziam um resumo, afinal sabiam de Lazaro, da filha
de Jairo e da viúva na entrada da Cidade de Naim, assim como o motivo da
Acusação eles buscam alinhar o pensamento e também definirem uma forma para
crer na Verdade que estava diante de seus olhos.
Em comum, fossem os que assistiam, os que passavam,
os líderes e os que com ele foram julgados e executados, esses o insultavam, porém,
sabemos que nem todos.
As horas passam e por volta da hora sexta o tempo
muda, mas isso nada muda no pensar daqueles que estão certos de seus êxitos, e na
hora nona, um grito ecoa naquele lugar, vindo do Messias, sim mais uma vez interpretam
e definem como sendo uma chamada a Elias e não o momento em que um Plano
iniciado antes da fundação do Mundo era executado, seguindo todos os passos
necessários para sua conclusão.
Opinar sempre pode ser o meio legitimo para prosseguir
a trajetória de cada um, por si, sobre a face da terra, ainda que em colegiado a
palavra final sempre será pessoal e determinará a conduta de cada um.
As Boa Novas são anunciadas de dia e de noite e cada
um as ouve para si e aprende nelas que existe perdão, por um alto preço pago,
estabelecido a todos, porém ao optar o resultado está lançado e a resposta
definida no presente de cada vida eterna permanece diante de todos os fatos
vividos, afinal de um pé de maçã jamais se espera naturalmente colher laranja.
E o Messias declara: ‘Vinde a mim, todos os que
estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e
aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para
as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.’ Qual sua
opção será?
Do
seu irmão em Cristo,
Marcos
de Paula
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