sexta-feira, 18 de outubro de 2024

PREOCUPAÇÃO CONTROLADA.

 

Base na Bíblia: Marcos 15:47-16:01-08 “... E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde fora posto. Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro muito cedo, ao levantar do sol. E diziam uma às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? Mas, levantando os olhos, notaram que a pedra, que era muito grande, já estava revolvida; e, entrando no sepulcro, viram um moço sentado à direita, vestido de alvo manto; e ficaram atemorizadas. Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressurgiu; não está aqui; eis o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. E saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de medo e assombro; e não disseram nada a ninguém, porque temiam. ...”

 

“... Miryam de Magdalah e Miryam, mãe de Yosi, viram onde ele foi colocado. Quando terminou o shabbat, Miryam de Magdalah, Miryam, mãe de Ya’akov, e Shlomit, compraram especiarias para ungir Yeshua. No domingo bem cedo, depois que o sol nasceu, elas foram ao túmulo, perguntando umas às outras: ‘Quem tirará para nós a pedra da entrada do túmulo?’. Então elas olharam e viram que a pedra, apesar de ser muito grande, já havia sido removida. Entrando no túmulo, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e ficaram amedrontadas. Mas disse ele: ‘Não fiquem surpresas! Vocês estão procurando por Yeshua de Natzeret, que foi executado em uma estaca. Ele ressuscitou: não está aqui! Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos talmidim, especialmente a Kefa, que ele vai para a Galil antes deles. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’. Tremendo, assustadas, elas saíram e fugiram do túmulo. E não disseram nada a ninguém, porque estavam com medo. ...”

 

Todos temos preocupações, porém em níveis diferentes de pessoa para pessoa, uma vez que cada um tem a sua natureza, seu temperamento, sua forma de tratar as adversidades que acontecem e também para com as coisas favoráveis, sim para cada um há uma maneira de receber e tratar os acontecimentos, sem deixar de mencionar que o nível social também tem um fator relevante, na maneira da resposta que será definida para cada preocupação que cada indivíduo pode vir a passar, porém em comum a todos, podemos citar que temos preocupação com a necessidade do ar para se manter vivo sobre a face da terra.

Temos um grupo de mulheres que ao final do período do shabbat estão atentas aos cuidados com um corpo inerte, mas que na visão delas teriam por ele consideração e assim se preparam para os cuidados a fim de concluir um processo de sepultamento comum em seus dias e assim logo após o nascer do sol, elas estão preparadas com o material necessário para ungir o corpo em seu local de descanso.

Durante o caminho, é citado um diálogo entre elas sobre uma preocupação em comum delas, pois tinham visto o local onde fora colocado, porém também notaram que colocaram uma pedra, dificultando/impedindo a entrada, e mesmo sem respostas para essa realidade continuam a se deslocar na direção certa.

Cada passo dado por elas era necessário e ao avistarem o local, perceberam que a pedra que estava na entrada estava retirada, e elas entram no local onde fora depositado o corpo, mas se surpreende ao notarem lá dentro uma só pessoa vestida com roupas brancas, sentado a direita do local onde estivera colocado o corpo e que lhe dirigiu palavras sem que elas houvessem realizado qualquer pergunta.

Sua palavra era de natureza a diminuir a surpresa ou poderíamos até supor que havia o pavor nelas, pois não era isso que elas esperavam encontrar dentro; ele continua a transmitir informações, anunciando o fato da ressurreição e dos próximos acontecimentos que se sucederiam, elas ouvem e são incumbidas de anunciarem essa notícia aos discípulos e ainda ressaltando a pessoa de Simão, apelidado de Pedro, para o local em que seria visto por todos eles.

A preocupação está agora controlada, por elas, seus objetivo comum, deixa de ser necessário, pois todos ouviram do Mestre que assim aconteceria, e são lembradas desta verdade, porém, elas saem do local e nada comentam, pois sabemos que o medo em todos os tempos tem um papel relevante na vida de cada ser humano e sabemos que daquilo que somos vencidos somos reféns, pois onde está o teu tesouro ali está o teu coração.

Elas nada disseram, porém pelos relatos contido nos outros evangelhos (Boas Novas), citam que elas passado o pânico/temor/medo foram e anunciaram aos demais, mas eles não aceitaram como verdadeiro a fala delas, porém outros encontros com o próprio Jesus ocorreram enfatizando que tudo o que estava escrito estava cumprido e um novo e vivo caminho estava diante de todos.

A história registra a pessoa de Jesus (Yeshua) mas a leitura de cada um, pode ser simplificada, desta maneira: os que acham que era um homem somente isso e nada além e os que acham que era o enviado do Criador, mas seja a primeira ou a segunda opinião de cada um de nós, apresento as palavras de Saulo (Paulo) natural de Tarso, sobre um posicionamento sobre a ressurreição que é o pilar da fé dos que são os seguidores do Messias (Jesus, Yeshua, Cristo) que menciona:

I Coríntios 15:12-22 “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.”

Qual é a preocupação que te alcança, poderia ser a tua preocupação enquanto cada um de nós caminha sobre a face da terra, porém pelo exemplo delas, poderia sim continuar o caminhar na esperança de que a solução ocorrerá.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário