sexta-feira, 7 de junho de 2024

LER E ATENTAR AO TEXTO.

 

Base na Bíblia: Lucas 11:01-10 “... Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve. E não nos deixei entrar em tentação [mas livra-nos do mal], Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procura-lo à meia noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa e, não tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender; digo-vos que, ainda que não se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar. Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. ...”

 

“... Um dia, Yeshua estava orando em certo lugar. Ao terminar, um dos talmidim lhe disse: ‘Senhor, ensine-nos a orar, como Yochanan ensinou aos talmidim dele’. Ele lhe disse: ‘Quando orarem, digam: Pai, que teu nome seja mantido santo. Que teu Reino venha. Dá-nos todo dia o alimento necessário. Perdoa-nos os pecados, porque também perdoamos a todos os que agiram mal contra nós. E não nos conduzas ao teste difícil’. Também lhes disse: ‘Suponham que um de vocês tenha um amigo e que ele vá até você no meio da noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem, está em casa e não tenho nada para lhe dar de comer’. E o que estiver dentro responda: ‘Não me incomode! A porta já está fechada, meus filhos estão deitados comigo. Não posso me levantar para lhe dar nada’. Eu lhes digo: Ainda que ele não se levante porque o homem é seu amigo, por causa da hutzpah se levantará e lhe dará tudo o que precisar. ‘Por isso, eu lhes digo: peçam continuamente, e lhes será dado: procurem, e encontrarão; continuem batendo, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede sempre, recebe; o que procura continuamente, encontra; e àquele que não para de bater, a porta será aberta. ...”

 

Quando estamos na situação de leitura de textos para um serviço ou para uma compra de um serviço ou item, nos deparamos com um documento chamado contrato e na maioria das vezes deixamos de ler com atenção, abrimos mão de ler cada uma de suas linhas, por vezes assim agimos, simplesmente por estarmos preocupados com o tempo, sempre com foco na demora ou pela provável perda de tempo, porém o ideal seria sua leitura.

A palavra Iídiche deriva da palavra Hebraica ḥutspâ (חֻצְפָּה), que significa "insolência", "atrevimento" ou "audácia". Chutzpah é um termo que o pessoal lá de Israel usa para explicar a audácia de seguir em frente. Exemplo: Quando as crianças voltam para casa, tradicionalmente as mães israelenses perguntam ao filhos: você fez uma pergunta boa hoje na escola?

Chutzpah é na verdade a ousadia de confrontar , questionar expressando sua opinião com muita honestidade, logo com poucos filtros, de forma que acaba resultando em inovação.

Saber ler estende para o convivo social para entender e saber utilizar o melhor meio de resposta e conduta de vida para cada argumento apresentado durante o dia a dia de cada ser humano sobre a face da terra, pois a cada dia passamos para uma nova fase uma vez que vivemos dentro de um campo limitado e os recursos também seguem o mesmo princípio, mas a população mundial tem crescido além das expectativas dos estudiosos ao longo dos séculos, os quais como guardiões sempre permaneceram na busca pelo equilíbrio destes fatores necessários para o equilíbrio do Planeta.

 

 

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário