sexta-feira, 14 de junho de 2024

BUSCAR A RESPOSTA.

  

Base na Bíblia: Marcos 13:06-13 “... muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e a muitos enganarão. Quando, porém, ouvirdes falarem em guerras e rumores de guerras, não vos perturbeis; forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Pois se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fome. Isso será o princípio das dores. Mas olhai por vós mesmos; pois por minha causa vos hão de entregar aos sinédrios e às sinagogas, e sereis açoitados; também sereis levados perante governadores e reis, para lhes servir de testemunho. Mas importa que primeiro o evangelho seja pregado entre todas as nações.’ Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo. Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. ...”

 

“... Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e enganarão muitas pessoas. Quando vocês ouvirem o barulho e guerras por perto e notícias de guerras em lugares distantes, não fiquem com medo. Essas coisas têm de acontecer, mas o fim ainda está por vir. Povos lutarão entre si, e nações guerrearão umas contra as outras, haverá terremotos em diversos lugares e fome; entretanto, isso é só o começo das dores de parto. ‘Quanto a vocês, cuidem de si mesmos! Eles os entregarão aos Sanhedrins locais, vocês serão espancados nas sinagogas, e por minha causa serão levados diante de governadores e reis como testemunhas para eles. Com efeito, as boas-novas devem ser anunciadas a todos os goyim. Quando, porém, eles os prenderem e levarem a juízo, não se preocupem antecipadamente como o que dizer. Em vez disso, digam tudo o que lhes for dado quando o tempo vier, por que não serão vocês falando, mas o Ruach HaKodesh. Um irmão entregará o outro à morte, e o pai, a seu filho; filhos se voltarão contra os pais e os entregarão à morte; todos odiarão vocês por minha causa. Mas quem suportar até o fim será libertado. ...”

 

Naturalmente quando o ser humano está com dúvidas, passa pelo processo natural da busca pelas respostas, mas, ainda assim, uma complementar dúvida aparece, a qual fica, pairando nas mentes pensando nos inúmeros meios de opções que existem no presente, e dentre elas, qual delas ou quais ou quantas delas são necessárias para nos dar, a cada um, por si a segurança de que poderemos nos ajustar, nos moldar, ou mesmo simplesmente nos mantermos seguros na maneira em que estamos vivendo nossos dias sobre a face da terra, uma vez que a dúvida singular onde sempre remete o ser humano ao fato de que uma luz de advertência apareceu em nosso sistemas neural e nos leva a buscar a resposta.

No tempo presente temos muitos prédios e edificações que se sobressaem das demais, seja pelo seu estilo, ou pelo tempo, ou ainda pelo nome de seu idealizador, enfim essa pratica sempre existiu a cada período de tempo e algumas dessas se mantém de pé ao longo de séculos; no tempo de Jesus, pelo texto sabemos que um de seus discípulos fez essa distinção ao Templo e ouviu do Mestre uma resposta que foi provavelmente ouvida também pelos outros discípulos e todos entenderam que em algum momento haveria uma mudança grande no cenário que viam diante de seus olhos.

Algum deles foram até o Messias, a parte, e pediram que fossem esclarecidos do assunto, para que pudessem saber o tempo do quando ocorreria essas mudanças, afinal era o referencial maior da crença judaica, iniciada desde o tempo de Moisés com o Tabernáculo e inaugurada como Templo no reinado de Salomão, reconstruída e ampliada pelo menos por duas vezes, sim, o fim seria iniciado.

O Senhor, apresenta os detalhes de cada etapa e cuida para esclarecer que os acontecimentos seriam em etapas e a cada etapa, simultânea ou não, diversos fatores, deveriam ser percebidos e desses o cuidado desde com os demais como o cuidado pessoal de cada um.

Jesus trabalhou em sua resposta na melhor maneira de apresentar o tempo por vir, com todo o cuidado de esclarecer que, não se trata de datas e sim de acontecimentos que datariam fatos, sabemos que guerras locais e guerras distantes se evidenciam até os dias atuais, mesmo assim, ainda não é o fim, o qual foi mencionado, logo, devemos saber contar os dias, pois para o Eterno um dia é como mil anos e mil anos como um dia, ensinado assim está nas Escrituras em II Pedro 3:8: ‘Porém, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia.’

Sobre os cuidados que cada um deve se ocupar, foi esclarecido que a perseguição ao nome do Senhor seria um outra marca nos acontecimentos, muitos períodos assim sabemos que aconteceram e muitas perseguições já ocorreram e nada de diferente em tempos atuais, onde continuamos vivendo o tempo de que o nome se torna comum e é levado ao desinteresse de pessoas, povos e nações.

Sobre o relacionamento de Amar ao próximo como se ama a si mesmo, encontramos um comportamento que com certeza ocorreu em diversos momentos da história, porém, no presente está caminhando a passos largos, pois a competição pessoal entre os seres humanos está elevada e todos  da mesma seja desde pais e filhos começa a ser elevada, pois o conceito de família tem se moldado de múltiplas maneiras.

Ainda, assim se não soubermos o que legitimamente procuramos estaremos supondo o tempo, porém mesmo em dias de aparente caos, o Senhor é fiel e nada passa sem o seu querer, logo estamos vivendo e gemendo pela vinda do Messias.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário