sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

EM DÚVIDA PERGUNTE.

 

Base na Bíblia: Marcos 09:28-37 “...Quando Jesus entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que não pudemos expulsá-lo? Respondeu-lhes: Esta casta não sai de modo algum, salvo à força de oração {e jejum}. Jesus e os discípulos saíram daquele lugar e continuaram atravessando a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava porque estava ensinando os discípulos. Ele lhes dizia: - O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará. Eles não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar. Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos doze discípulos: - O que é que vocês estavam discutindo no caminho? Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: - Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos. Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos: - Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E quem me recebe não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou. ...”

Quando temos dúvidas somos incentivados desde nossa infância a fazer perguntas, a fim de que possamos ter uma visão e entendimento do que é apresentado, pois sempre temos a tendência de buscarmos solução aos assuntos que precisamos estar informados.

O Messias é questionado por seus discípulos que buscam entendimento da razão de não terem obtido sucesso ao pedido de um pai ao seu filho; as Palavras de Jesus foram específicas no sentido de mostrar a cada um deles a necessidade natural de buscarem as respostas e assim buscassem colocar em prática.

Os discípulos são ensinados e uma preocupação do Mestre era a de que eles estivessem no momento certo e no lugar certo a fim de que pudessem usufruir do tempo com o melhor resultado em sua maneira de ensinar, sabemos pelo texto que todos ouviram a mesma coisa, também que todos ouviram ao mesmo tempo a mesma informação.

Aos ouvidos e entendimento dos discípulos chegava as informações, as quais eles desconheciam, porém eles tinham medo de perguntar o motivo legítimo de cada palavra, pois não entendiam como as palavras faladas eram diretas para o Messias que diante deles estavam.

Mesmo sem entender caminhavam ao lado do Messias e chegaram a Cidade de Cafarnaum, em uma residência, a qual para um grande números de tradutores defendem que era uma casa de Jesus.

Agora a pergunta parte do Mestre para seus discípulos sobre qual era o assunto que eles conversavam entre eles; aparentemente nenhum deles declarou o que conversavam entre si.

A ação de Yeshua foi imediata e todos eles entenderam o que estava acontecendo sobre uma resposta dele para com os seus discípulos; Jesus foi cristalino ao apresentar não só a pergunta como também iniciou a resposta a questão deles.

Sentou-se e explicou como resolver a questão que eles buscavam achar as resposta entre si mesmos, porém, afirma a cada um deles, que aquele que anseia ser o maior entre eles, deverá ser o estar no final de uma fila e buscando servir a todos igualmente; assim os que buscavam estar à frente para se sentirem em superioridade aos demais, deveria simplesmente ir para o final da fila e passar a servir os demais até chegar ao primeiro da fila.

Segurando, como exemplo, uma criança a colocou no meio deles e em seguida abraçando-a declarou a cada um de seus discípulos que ser seguidor leva a tratar com equilíbrio as pessoas a sua volta e o simples fato de receber essa criança, por ser3 discípulo (seguidor) leva também a saber que recebem ao próprio Messias, bem como também aquele que o envio a fazer sua obra pela humanidade.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário