sexta-feira, 23 de junho de 2023

ESTAR ATENTO.

 

Base na Bíblia: Marcos 04:19-29 “... Mas as preocupações desta vida, o encanto enganoso do dinheiro e todos os outros tipos de desejo se interpõem e sufocam a mensagem, de forma que ela não produz nada. Mas as semeadas em solo rico são aqueles que ouvem a mensagem, aceitam-na e dão fruto – trinta, sessenta e cem vezes a quantidade plantada’. Disse-lhes mais: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não é antes para se colocar no velador? Porque nada está encoberto senão para ser manifesto; e nada foi escondido senão para vir à luz. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Também lhes disse: Atendei ao que ouvis. Com a medida que medis vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem, ser-lhe-á dado; e ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como. A terra por si mesma produz o fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio de espiga. Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa. ...”

 

“... , mas as preocupações desta vida, o encanto enganoso do dinheiro e todos os outros tipos de desejos se interpõem e sufocam a mensagem, de forma que não produz nada. Mas as semeadas em solo rico que ouvem a mensagem, aceitam-na e dão frutos – trinta, sessenta e cem vezes a quantidade plantada’. Ele lhes disse: ‘Não se traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama, não é mesmo? Você não a colocaria no lugar apropriado? Não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido que não seja trazido à luz. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!’. Ele também lhes disse: ‘Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo! A medida com que medirem será usada para medir vocês, e ainda mais lhe darão. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que possui lhe será tirado’. Ele disse: ‘O reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Ele dorme durante a noite e fica acordado durante o dia; enquanto isso, a semente germina e cresce – embora ele não saiba como. Por si próprio, o solo produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Assim que o grão amadurece, o homem vem com a foice, porque é a estação da colheita’. ...”

 

Uma preocupação que todos deveríamos ter é a de justamente estarmos atentos aos acontecimentos, que nos cercam, mesmo quando ocorrido a milhares de quilômetros de distância, de onde nos localizamos, ou mesmo no tempo, pois pode ocorrer efeitos que vão nos atingir de forma que a precaução deve sempre estar ativada em nosso manual de conduta de vida, para assim podermos avaliar seus efeitos.

As palavras do Messias são apresentadas a todos por onde Ele passa e são repassadas por seus ouvintes a outros que, por sua vez, buscam localizar a origem da informação, logo se encaminham para ouvir pessoalmente da fonte que as mencionou e esses buscam também pelos seus sinais que são difundidos a todos.

As Parábolas são mencionadas e seus ouvintes a ouvem, dentre eles estão seus discípulos, que procuram perguntar tudo o que possuem de dúvidas e assim iniciamos o texto onde em uma dessas parábolas pediram esclarecimentos; sim eles ouvem a resposta que pediram e sentem o cuidado que devem ter ao ouvirem legitimamente com suas ações que deverão tomar após, afinal a mensagem chega e a resposta está no fruto que passam a produzir.

Uma nova Parábola consta no Livro de Marcos e está por sua vez, cita a candeia e o lugar natural onde deve ser depositada, e assim questiona o Messias aos ouvintes se é normal colocar ela em lugares diversos e também cita os efeitos que ela produz quando no lugar devido, agora suas palavras são claras ao mencionar sobre o efeito da luz sobre o que está em oculto, declarando que nada fica escondido quando a luz chega, pois essa é a razão da Luz estar no Mundo.

‘Quem tem ouvidos para ouvir ouça’, palavras do Mestre para que atentassem para o alvo que deveria ser atingido, pois ao Mestre compete o ensino e em etapas mostrar as ferramentas, o meio de uso e o treinamento para que seus seguidores, discípulos (aprendizes) estejam, aptos a manejar a Palavra que deve ser genuinamente apresentada a todos os povos, línguas e nações.

Um pedido de Jesus aos seus ouvintes era para que considerassem atentamente o que ouviam, pois na medida que medissem também seriam medidos e ainda mais rigorosamente, e o que têm será acrescentado e o que pouco tem, até esse será tirado, pois no tempo certo eles seriam os enviados (apóstolos) e sabemos que apresentariam a candeia e João, o apostolo, escrever que as trevas teriam reação, porém o Verbo veio para prevalecer e apresentar o Caminho, a Verdade e a Vida, ao que crê.

E o reino de Deus é semelhante, essas são as Palavras iniciais do Messias em parábolas sobre o processo que estava acontecendo desde os primórdios para que a Salvação chegasse e fosse vista pelos seres humanos, e assim um homem é citado a semear a terra, e dorme a noite, vive seu dia e sem saber como do solo, germina a erva da erva o fruto do fruto grão, e ali está diante de seus olhos.

Um tempo então é necessário, assim acontece no Reino e esse grão amadurece, e chega o momento em que o homem exerce o seu papel e passa a ceifar o grão maduro, desta maneira o Reino de Deus é apresentado por Parábolas aos seus ouvintes e temos como referência até nos nossos dias e devem seguir até o último dia, pois os ramos enxertados (zambujeiros) estarão com os ramos da Oliveira e então virá o fim, Paulo, o apóstolo assim cita na Epístola aos Romanos 11:24.

‘Ainda que eu falasse a Língua dos anjos, se eu não tivesse amor eu nada seria’, essas palavras estão contidas no sentido da supremacia do amor, que é expresso na Epístolas aos de Coríntio no capítulo 13, e basta para nos reportarmos aos acontecimentos e os cuidados que notamos pelos perdidos desde a queda de Adão e Eva, dos quais estamos incluídos, porém, ao estarmos atentos, a esses acontecimentos permite-nos apresentar aos que estão a nossa volta essa verdade; enfim, pode acontecer que para eles nem seja nada interessante ou até possa parecer ser mais uma dentre milhares de possibilidades que o mundo apresenta, porém lembre que a Luz deve estar no Lugar certo e o solo produz, isso basta, logo é o incentivo a todos os que ouvem e são enviados para que lancem a semente.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário