sexta-feira, 21 de outubro de 2022

O PENSAR E PERGUNTAR DE CADA UM.

 

Base na Bíblia: Lucas 01:57-66 “... Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. Quando o menino estava com oito dias, vieram circuncidá-lo e queriam dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse: - Não. O nome dele vai ser João. Então disseram: - Mas você não tem nenhum parente com esse nome! Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: ‘O nome dele é João.’ E todos ficaram admirados. Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judeia. Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam: - O que será que esse menino vai ser? Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele. ...”

 

“... Quando se cumpriram os dias de Elisheva, ela deu à luz um filho. Seus vizinhos e parentes ouviram sobre quão bom ADONAI lhe havia sido e se alegraram com ela. No oitavo dia, era a realização da b’rit-milah do menino, Queriam lhe dar o nome de Z’kharyah, como o pai, mas sua mãe tomou a palavra e disse: ‘Não, ele será chamado Yochanam’. Disseram-lhe: ‘Nenhum de seus parentes tem esse nome’, e fizeram sinais ao pai do menino para descobrir como ele desejava que o menino fosse chamado. Ele gesticulou pedindo uma tabuinha e, para surpresa de todos escreveu: ‘O nome dele é Yochanan’. Naquele momento, a capacidade para falar retornou, e suas primeiras palavras foram uma b’rakhah dirigida a Deus. Todos os vizinhos ficaram impressionados; e por toda a região montanhosa de Y´hudah as pessoas falavam sobre essas coisas. Todos os que ouviam isso se perguntavam: ‘O que vai ser desse menino?’, pois claramente a mão de ADONAI estava com ele. ...”

 

A mente de Isabel (Elisheva) estava vivendo o improvável pois ela mesma declarava desde o início de sua gravides: “Depois disso Elisheva, sua mulher, engravidou e ficou cinco meses sem sair de casa, dizendo: ‘ADONAI fez isto para mim; ele me mostrou seu favor desta vez, para remover minha desgraça pública’.”; sim pensava e refletia e sabia que o acontecido sobre sua vida era realmente sobrenatural e esse cuidado era do Eterno para com sua vida.

Passaram-se os meses, a notícia se espalhou e chegou a muitos outros lugares, até mesmo até sua prima que a foi visitar, e agora pelo texto que lemos, era o tempo final do ciclo de uma gestação.

Nasceu um menino, os vizinhos próximos souberam da notícia do nascimento e se alegraram com o casal, e principalmente com ela, pois era algo improvável para uma mente conceber a ideia que estavam presenciando, pois dentro de si desde seu casamento ela nutria provavelmente a tristeza de não gerar filhos e sentia o peso da cobrança de sua sociedade.

Chegou o oitavo dia e pessoas vão a casa para celebrarem um ritual instituído desde os tempos do pai Abrão, mas um nome era necessário para ser chamada esta criança, para a mente de todos os presentes era claro dentro de si mesmos e até verbalizaram que o lógico e racional seria o nome do pai Zacarias, só havia dentre eles dois contrários, a primeira era a mãe que contrariando o sistema da época declarou que não seria esse o nome a ser dada a esta criança.

Isabel, cita o nome e como os grupos de pessoas se conhecem entre si, por isso somos chamados de sociedade, buscaram na mente e perguntaram entre si se havia alguém na genealogia deles que pudesse ter tido esse nome e não acharam e declararam isso a mulher, e assim foram direto ao homem que por sua vez estava a mais de nove meses sem poder falar.

Pelo texto sabemos que a pergunta foi feita e para a resposta foi solicitado um local (tabuinha) para que pudesse escrever a resposta, após escrever e entregar aos presentes, mais uma vez a surpresa geral ocorreu; Seu nome é Yochanan (João); sim ele era o segundo que tinha certeza de qual seria o nome certo para honrar ao Senhor.

Neste instante Zacarias pode voltar a falar e suas primeiras palavras foram dirigidas em honra e louvor ao Criador, e isso mais uma vez gerou nos ouvintes presentes o pensar e o perguntar sobre os sinais que aconteciam diante de seus olhos, pois todos eles ficaram impressionados e essas notícias assim como ocorreu com a da gravidez voltaram a se espalhar (circular) por toda aquela região.

Todos que ouviram e comentaram do acontecido tinham certeza de que algo iria acontecer na vida dessa criança pois o poder de ADONAI, do Senhor estrava com ele.

Chegamos aos nossos dias e podemos rotular de muitas formas em nossas mentes esse texto citado, mas para um grupo dentre todos os grupos presentes sobre a face da terra de séculos após séculos, que ouvem as Boas Novas do Evangelho do Reino e pensam nas palavras que lhe são apresentadas, tem uma pergunta em seu coração, mente que se verbaliza por sua boca, pois estão quebrantados diante de Amor Perfeito do Criador: O que devo fazer para herdar a vida Eterna?

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário