sexta-feira, 14 de outubro de 2022

O ETERNO SABE COMO ESTAS.

 

Base na Bíblia: Atos 09:09-17 “... E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu-lhe ele: Eis-me aqui, Senhor. Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Respondeu-lhe Ananias: Senhor, a muitos ouvi a cerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei o quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. ...”

 

“... Ele permaneceu sem enxergar durante três dias e não comeu nem bebeu. Havia um talmid em Dammesek chamado Hananyah; em uma visão, o Senhor lhe disse: ‘Hananyah’. Ele respondeu: ‘Eis-me aqui, Senhor’. O Senhor lhe disse: ‘Levanta-te e vá à Rua Direita, à casa de ‘Y´hudah, e pergunta por um homem de Tarso chamado Shaúl; porque ele esta orando, e em uma visão viu um homem chamado Hananyah chegar e pôr as mãos sobre ele para lhe restaurar a visão’. Hananyah, porém, respondeu: ‘Senhor, muitas pessoas me falaram a respeito desse homem, sobre o mal que ele fez ao seu povo em Yerushalayim; e aqui ele possui uma autorização dos principais kohanim para prender todos os que invocam seu nome’. Mas o Senhor disse: ‘Vá, porque este homem é meu instrumento escolhido para levar meu nome aos goyim, e até mesmo aos reis deles, bem como aos filhos de Yisra’el. Porque eu mesmo lhe mostrarei quanto ele terá de sofrer por causa do meu nome’. Então Hananyah foi e entrou na casa. Colocando as mãos sobre ele, disse: ‘Irmão Sha’ul, o Senhor – Yeshua, aquele que lhe apareceu no caminho enquanto você vinha para cá – enviou-me para que você possa enxergar outra vez e ser cheio com o Ruach HaKodesch’. ...”

 

 

Buscar atalhos, viver de imediatismo, procurar solução rapidamente para resolver os problemas que acontecem a nossa volta, dentre muitas outras atitudes que cada ser humano fazem ou tomam em seu dia a dia, pode parecer a melhor solução para o momento, porém nem sempre pode obter o melhor resultado para si mesmo e para os que estão a sua volta.

A notícia nos jornais e mídias da época (entendam como meio de comunicação) mencionavam ou alardeavam a chegada de Saulo, ou Paulo, ou Saul natural de Tarso à Cidade de Damasco, bem como apresentavam o motivo de sua estada neste local.

Imaginem o sentimento de desconforto que gerou em uma certa parte daquela sociedade, mas ao terem notícias de que houve a intervenção do Eterno, certamente gerou uma apreensão menor por parte deles, ainda mais com o alento de que a intenção dele estava exaurida naquele local.

Saulo, entra na cidade e vai a um local, em uma rua na casa de um homem chamado Judas e ali permanece sem poder enxergar e por três dias lá estava sem comer sem beber, mas orando.

Na ideia de Saulo, deveria estar correndo múltiplos sentimentos e a mente sabe trabalhar muito bem quando algo está nos incomodando, fato que não deveria ser diferente para com ele, e sua atitude foi orar e em algum momento desses uma visão do Eterno aconteceu-lhe, mesmo quando já se haviam passados três dias sem solução.

A visão era clara, porém, quem era Ananias, ou como ele o acharia, e como ele viria e o tocaria impondo-lhe suas mãos, lembro a cada um que me ouve ou lê que a mente é cruel nos momentos que estamos em desequilíbrio com nós mesmo, exatamente quando somos surpreendidos por acontecimentos contrários ao natural ou ao que deveríamos estar executando.

Em algum ponto da mesma Cidade, está um homem chamado Ananias que recebe uma visão, se estava em oração ou em outra ação do seu dia a dia, nada se pode afirmar, mas gostamos de pensar de que estava orando.

Por exemplo, Samuel dormia quando o Senhor o chamou por três vezes, e só na terceira foi orientado devidamente por Eli, como devia responder.

Ouviu então seu nome a Chamar: ‘Ananias’ e responde prontamente: Eis-me aqui; Ouve as Palavras do Eterno e recebe uma ordem direta de como fazer e aonde ir e a quem buscar.

Pronto pensamos agora que tudo está resolvido, todas as pontas foram unidas, mas como citado no início, o ser humano é questionador, e Ananias prontamente, busca informar ao Senhor, todas as coisas que são citadas sobre a pessoa que era para ele ir visitar.

Podemos imaginar que essa atitude dele era mais para que o Eterno mudasse seu Plano e mantivesse continuamente Saulo na mesma condição, logo, impossibilitado de agir como lhe havia em mãos cartas que lhe davam autoridade pelos principais sacerdotes de Jerusalém.

O Senhor sabe como está cada um, e em sua compaixão explicou a Ananias, seu Plano e Sua Vontade Soberana, sobre ele e Saulo; apresentando-lhe algo novo, pois certamente o discípulo Ananias era um Judeu (Israelita), e ficou ele sabendo que era do Senhor os acontecimentos no presente, para que os gentios, seus reis e os de sua Nação Israel pudessem, assim como ele, ouvir as Boas Novas do Tempo Aceitável do Senhor, através da maior compaixão que já existiu, um justo morrendo pelos injustos, o sacrifício do Cordeiro Pascal para se chegar ao perdão dos pecados permanentemente.

Ananias o instrumento nas mãos do Senhor, levou a Saulo o meio necessário para que sua necessidade interior e exterior fossem acalmadas e solucionadas por todos seus dias sobre a face da terra.

Sim, podemos afirmar que esse mesmo Criador e Senhor de todas as Coisas visíveis e invisíveis não mudou seu Plano ao Longo dos Séculos e ainda que para muitos a frustração do tempo os alcance, e sua fé esmoreça, no exemplo de Saulo e de Ananias podemos nos encorajar a permanecer firmes, pois continua a saber como estas.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário