sexta-feira, 7 de outubro de 2022

O ACASO NÃO HÁ AO ETERNO.

Base na Bíblia: Lucas 08:22-29 “... Ora, aconteceu certo dia que entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos à outra margem do lago. E partiram.  Enquanto navegavam, ele adormeceu; e desceu uma tempestade de vento sobre o lago; e o barco se enchia de água, de sorte que perigavam. Chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até os ventos e à água manda, e lhe obedecem? Aportaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galiléia. Logo que saltou em terra. saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros. Quando ele viu Jesus, gritou, prostou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes. Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderava dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. ...”

“... Certo dia, Yeshua entrou em um barco com os talmidim e lhes disse: ’vamos para o outro lado do lago’. Eles partiram; e enquanto navegavam, ele adormeceu. Uma forte ventania caiu sobre o lago, de modo que o barco começou a encher de água, colocando-os em grande perigo. Eles foram e o acordaram, dizendo; ‘Rabi, rabi! Vamos morrer!’. Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo. Então disse aos talmidim: ‘Onde está sua confiança? Apavorados, eles se maravilharam, perguntando uns aos outros: ’Quem pode ser este que dá ordens até ao vento e à água, e eles lhe obedecem?’. Eles navegavam e pararam na região dos gerasenos, que fica do lado oposto à Galil. Quando Yeshua pisou em terra, um homem daquela cidade que tinha demônios foi ao encontro dele. Fazia muito tempo que ele não usava roupas; não vivia em uma casa, mas nos sepulcros. Quando viu Yeshua, gritou, caiu a seus pés e disse em alta voz: ‘Yeshua, Filho do Deus Há’Elyon! O que você quer comigo? Peço que não me torture!’. Porque Yeshua havia ordenado que o espírito impuro saísse do homem. Muitas vezes o espírito tinha se apoderado dele – ele era mantido sob os cuidados de guardas, com os pés e as mãos acorrentados, mas quebrava as correntes, e era levado pelo demônio ao deserto. ...”

 

Usamos de várias possibilidades para explicar, quando coisas acontecem ao mesmo tempo para determinadas pessoas sem que elas tenham premeditadamente preparadas, para aquele momento e um acontecimento acontece, a isso, acrescido das explicações de quem avaliamos sempre são chamadas de ‘Acaso’, palavra que certamente representa muito bem, acontecimentos que não explicamos e assim mantém a serenidade de todos que estão próximos, ou que venha a saber desse acontecimento.

No dicionário a palavra acaso, está assim definida:

“a) ocorrência, acontecimento casual, incerto ou imprevisível, casualidade, eventualidade:

Exemplo: o acaso permitiu que se encontrassem na multidão.

b) caso fortuito, acidente:

Exemplo: a prisão do sequestrador não foi mero acaso.

c) sucessão de fatos resultantes de causas independentes da vontade (sorte, destino, fortuna):

Exemplo: o acaso que nos espera.”

As palavras do Messias são claras aos seus discípulos e demandavam da parte deles a ação de com um barco navegarem, a remo ou a vela, ou com ambos ao destino mencionado.

A maioria dos discípulos conheciam os períodos dos meses do ano e as suas condições quanto ao tempo, pois eram homens experimentados ao mar, naturalmente fizeram os preparativos necessários, subiram ao barco e com Jesus foram.

Nota-se que a viagem estava tranquila, ninguém questionou, ou apontou algum ponto sombrio no horizonte, quando o Mestre foi descansar, e pela narrativa de Lucas a Teófilo, nada havia a acrescentar, salvo, um certo tempo depois, quando ventos fortes chegaram e as águas passaram a encher o barco.

Mudanças acontecem e mesmo as que são previstas com antecedência, podem ainda assim nelas conter surpresas inesperadas. Por exemplo: o barco deveria estar já longe da margem, o vento veio e possivelmente em algum ponto era possível a um hábil marinheiro perceber, ou não! no caso do texto cita que do alto e de repente veio o vento forte, o qual com certeza dificultava a navegabilidade da embarcação, mas a água entrando no barco, parece a quem lê que mesmo estão um no timão e onze tirando a água, não davam conta de colocar para fora do barco, o necessário de litros.

Jesus foi despertado, mesmo em meio a este momento, provavelmente acrescido de vozes, nada disso incomodava o sono do Rabone, uma vez despertado, ele levanta e repreende o vento e a força das águas, e do mesmo modo que do nada veio do nada se foi.

As Palavras do Messias aos discípulos (talmidim) são para cada um deles: Onde está sua confiança? Sem resposta, ao Mestre, pois em momento de espanto ou assombro a voz costuma sumir, entre eles, entretanto se olharam, uma vez que o acontecimento para eles era maior (sobrenatural) por que estava no barco com eles a pessoa que a força da natureza se submetia, assim falavam quando conseguiram; ‘Quem é este?’.

O barco chega a margem em outro local chamado região dos Gerasenos, oposto ficava a região da Galiléia, e lá já tinha quem conhecia o Mestre Jesus, que logo ao desembarcar, assim que pisou em terra, foi ao encontro dele, um homem em sua vestimenta natural, prostou-se, e falou em alta voz, o que queria com ele e para não o incomodar.

A razão dessas palavras desse homem, ocorreu porque o Ungido já estava mandando que saísse dele o espírito impuro, daquele homem.

Acaso não há para o Eterno, assim foi o mesmo com a visita a Lazaro, que só ocorreu vários dias depois que foi informado que seu amigo estava gravemente enfermo, quando Jesus chegou, já era tempo de luto, Marta, irmã de Lazaro e de Maria, ouviu assim: ‘Eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim ainda que morra vivera; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?’ João 11:25-26.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula













  

Nenhum comentário:

Postar um comentário