sexta-feira, 16 de setembro de 2022

ORAR AO SENHOR.

 

Base na Bíblia: Lucas 01:11-17 “... Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse: - Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor. ...”

 

“... quando lhe apareceu um anjo de ADIONAI em pé, à direita do altar do incenso. Z’kharyah ficou assustado e aterrorizado com a visão. Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Z’kharyah, porque sua oração foi ouvida. Elisheva, sua mulher, engravidará, e você lhe dará o nome de Yochanan. Ele será sua alegria e prazer, e muitas pessoas se alegrarão quando ele nascer, porque será grande aos olhos de ADONAI. Nunca tomará vinho nem bebida embriagante, e será cheio do Ruach HaKodesh desde o ventre de sua mãe. Fará retornar muitos do povo de Yisra’el a ADONAI, o Deus deles. E irá à frente de ADONAI, no espírito e no poder de Eliyahu, para fazer voltar o coração dos pais aos filhos, e os desobedientes, à sabedoria dos justos, para preparar um povo para ADONAI’. ...”

 

Zacarias era um sacerdote e por sorte foi lhe solicitado para queimar o incenso no altar de incenso, e lá foi ele cumprir suas funções, e enquanto celebrava a queima, algo inesperado ocorreu onde estava.

Por ser dentro do Templo, não era comum pessoas ali adentrarem, pois o zelo e o cuidado para não contaminar o local era mantido entre eles, mas apareceu uma outra pessoa em uma visão nítida para Zacarias e este ficou assustado e atemorizado, ou como simplificamos com medo.

O anjo apareceu e sabia o nome de Zacarias, de sua esposa Isabel e já trazia um outro nome que deveria no tempo certo ser usado para uma criança que viria ao mundo.

E os cuidados do anjo foram claros, de imediato quando visto, a qual foi de acalmar ao sacerdote e definir de onde vinha e o porquê ele ali estava, simplificando ao ouvinte Zacarias, o entendimento ao declarar e assegurar que era fruto de uma oração ouvida pelo Eterno.

Temos na Antiga Aliança e na Nova Aliança, inúmeros relatos de orações bem como em boa parte estão descritos também a sua origem, bem como regras sobre orações que se ouve e sobre orações que nem se ouvem, porém sem pensar na doutrina estabelecida pelos eruditos estudiosos, gostaria de apresentar o Criador que ouve a oração dos seres humanos.

Jesus, quando estava a porta do tumulo de Lazaro, pediu aos presentes que tirassem a pedra da entrada, e orou ao Eterno, uma oração que assegurava que dava graças ao Pai porque era ouvido e para que os presentes soubessem ratificou declarando ‘que sabiam (creiam) que sempre me ouves’, isto está escrito em João 11:41-42.

Sobre Zacarias sabemos que ele e sua esposa Isabel eram velhos e ambos da linhagem de Levi e provavelmente ambos descentes de Arão, irmão mais velho de Moisés, por esta razão uma oração desta natureza, poderia ser algo sem uma razão lógica, mas contra toda a lógica, o texto explica que era feita uma oração e que aos olhos e ouvidos do Criador seria atendida.

O anjo assim declara e acrescenta as palavras do Senhor, pois é mensageiro e não se limita a gravides nem ao nascimento somente, mas apresenta regra de conduta deste homem chamado João e a quem traria alegria e reajuste entre a Nação para com o seu Criador.

Lucas estava pesquisando o assunto que envolvia o Ministério do Messias chamado Jesus, e chegou a essas informações que buscou colocar em ordem para que Teófilo, pudesse ter clareza dos acontecimentos que houve sobre a fé que lhe fora apresentada.

As palavras do anjo trataram de manter acesa a fé na esperança do Salvador, pois eram um povo que já haviam se submetido a vários impérios e o dessa época era o Romano, e o Eterno, descortinava a Zacarias por uma única oração, ou simples oração, que o caminho do Senhor estava sendo preparado, pois as portas estava a Vinda do Ungido, e o filho seria o meio que viria no espírito de Elias, para converter corações e aguardar o Messias.

Na Antiga Aliança no Livro dos Profetas Menores em Malaquias capítulo 03 versículos 23 e 24 citam: ‘Vejam: eu enviarei a vocês Eliyahu, o profeta, antes da vinda do grande e terrível dia de ADONAI. Ele fará o coração dos pais se voltarem para os filhos, e o coração dos filhos, para seus pais; do contrário, virei e castigarei a terra com destruição completa’; sim era necessário que tudo o que estava escrito pelos profetas, salmos e históricos sobre o Plano de redenção fossem cumpridos um a um.

Uma oração pode fazer a diferença, mesmo que pareça impossível e insolúvel, há um Soberano que nada lhe foge ao controle e em suas mãos tem todo o Poder sobre todos, e por amor indescritível optou por enviar seu Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna com seu Criador.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário