sexta-feira, 9 de setembro de 2022

O ENSINO NECESSÁRIO.

 

Base na Bíblia: Atos 01:01-09 “... Prezado Teófilo, No primeiro livro que escrevi, contei tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo do seu trabalho até o dia em que foi levado para o céu. Antes de ir para o céu, ele deu ordens, pelo poder do Espírito Santo, aos homens que ele havia escolhido como apóstolos. Depois da sua morte, Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus. Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: - Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo. Certa vez, os apóstolos estavam reunidos com Jesus. Então lhe perguntaram: - É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel? Jesus respondeu: - Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade, Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. ...”

 

“... Caro Teófilo: Em meu primeiro livro, escrevi a respeito de todas as coisas que Yeshua começou a fazer e a ensinar, até o dia em que, depois de ter dado instruções por meio do Ruach HaKodesh aos emissários que escolhera, ele foi elevado para o céu. Depois de sua morte, Yeshua apareceu a eles e lhes deu muitas provas convincentes de que estava vivo. Eles o viram pelo período de quarenta dias, e ele lhes falava a respeito do Reino de Deus, Em um desses encontros, ele os instruiu a não deixarem Yerushalayim, mas que esperassem pela ‘promessa do Pai’, que vocês ouviram de mim. Porque Yochanan imergia as pessoas na água, mas dentro de poucos dias vocês serão imersos no Ruach HaKodesh!’. Enquanto estavam reunidos, eles lhe perguntaram: “Senhor, é nesse tempo que você vai restaurar a autonomia a Yisra’el?’. Ele respondeu: ‘Vocês não precisam saber as datas ou os tempos; o Pai os mantém sob sua autoridade. Mas receberão poder quando o Ruach HaKodesh descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Yerushalayim, em toda a região de Y´hudah e Shomron, na verdade até os confins da terra!’. Depois de dizer isso, ele foi elevado diante de seus olhos; e uma nuvem o encobriu da vista deles. ...”

 

João, assim escreveu sobre os momentos finais da crucificação: ‘Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali. Foram então os soldados e, na verdade quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado; mas, vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E é quem viu isso que dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que diz a verdade, para que também vós creiais.’ João 19:31-35.

Ensinos de pessoas responsáveis sempre foram o meio para que cada indivíduo fosse crescendo em seus dias e inteirado dos acontecimentos sobre as face da terra, geralmente iniciando no seio da família e depois acrescentando tutores nas mais diversas especialidades até que cada um por si opte pela sua maneira de prosseguir seus dias sobre a face do Planeta.

Lucas está em seu segundo Livro para informar a uma pessoa, a qual ele estimava sobre a fé que ela havia abraçado, e com total imparcialidade e real motivação apresentando a ele que legitimamente havia bases sólidas que comprovavam a Ministério de Jesus, o Filho do homem.

Teófilo tem a oportunidade de receber informações que seriam de grande valia para a sua vida cotidiana no servir ao Mestre Jesus, assim o cuidado de Lucas agora está nas palavras que foram trocadas entre Ele e seus apóstolos (pode ser dos setenta ou dos onze, como gostamos de imaginar) mas o fato é que Jesus por quarenta dias esteve entre eles e muitas outras pessoas também o viram em um total aproximado de mais de quinhentas pessoas, como afirmou Paulo.

Jesus, o Messias apresenta também neste período o Reino de Deus aos seus ouvintes e em um de seus diálogos, pede para que eles permaneçam em Jerusalém, a Capital, pois haveria a imersão do Espírito Santo, como definido pelo Eterno e seria real, assim como antes fora o batismo em águas efetuado por João, o Batista, porém esse os levaria a testemunharem não só em Jerusalém, mas toda a Judéia, Samária e na verdade alcançar todos os quatro cantos da face da terra.

Os apóstolos ouvem e nada questionam, pois realmente havia neles essas palavras que agora são ratificadas pelo Mestre, mas em algum desses outros momentos juntos, eles perguntam sobre o restabelecer do Reino a Israel, questionando se o tempo já era chegado.

O agir do Senhor sempre esteve detalhado nas Escrituras Sagradas bem como o tempo de seus cumprimentos, porém cada acontecimento tem um desdobramento que no raciocínio humano são o desfecho, mas aos olhos do Eterno são simplesmente pontas que em um outro momento serão todas reunidas e nesse tempo sim, virá o fim, e o cuidado desse tempo, em nada está desabilitando-os, no agir de cada um de seus apóstolos (enviados), pois estão livres em servirem ao seu Senhor.

Anunciar a todos as Boas Novas e preparar para a Volta do Senhor, a cada dia, semana, mês, ano, década, século, milênio; sim, devemos sempre lembrar das Palavras de Pedro: ‘Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.’ II Pedro 03:08-10.

Esse é o ensino necessário apresentado pelo Messias a cada um de seus discípulos/apóstolos, e nenhuma palavra ou til deixou de ser mencionado que não fosse para que cada um deles, fizessem assim como viram seu Mestre fazer a cada dia.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário