sexta-feira, 2 de setembro de 2022

O CAMINHO A PERCORRER.

 

Base na Bíblia: João 19:11-17 “... Jesus respondeu: - O senhor só tem autoridade sobre mim porque ela lhe foi dada por Deus. Por isso aquele que me entregou ao senhor é culpado de um pecado maior. Depois disso Pilatos quis soltar Jesus. Mas a multidão gritou: - Se o senhor soltar esse homem, não é amigo do Imperador! Pois quem diz que é rei é inimigo do Imperador! Quando Pilatos ouviu isso, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado ‘Calçada de Pedra’. (Em hebraico o nome desse lugar é ‘Gabatá’.) Era quase meio-dia da véspera da Páscoa. Pilatos disse para a multidão: - Aqui está o rei de vocês! Mas eles gritaram: - Mata! Mata! Crucifica! Então Pilatos perguntou: - Querem que eu crucifique o rei de vocês? Mas os chefes dos sacerdotes responderam: - O nosso único rei é o imperador! Então Pilatos entregou Jesus aos soldados para ser crucificado, e eles o levaram. Jesus saiu carregando ele mesmo a cruz para o lugar chamado Calvário. (Em hebraico o nome desse lugar é ‘Golgota’.) ...”

 

“... Yeshua respondeu: ‘Você não teria nenhum poder sobre mim, se este não lhe fosse dado do alto; por isso, quem me entregou a você é culpado de um pecado maior’. Ao ouvir isso, Pilatos procurou encontrar uma forma de libertar Yeshua, mas os habitantes de Y´hudah gritavam: ‘Se você libertar esse homem, significa que não é amigo do imperador’! Quem afirma ser rei se opõe ao imperador’. Ao ouvir o que estavam falando, Pilatos trouxe Yeshua e se sentou na cadeira de juiz, no lugar chamado o Pavimento (em aramaico, Gabta). Isso aconteceu por volta do meio-dia; era o dia da preparação de Pesach. Pilatos disse aos habitantes de Y´hudad: ‘Eis o rei de vocês!’. Mas eles gritaram: ‘Fora, fora! Executem-no em uma estaca!’. Pilatos lhes disse: ‘Querem que eu execute seu rei em uma estaca?’. Os principais kohanim responderam: ‘Não temos rei além do imperador’. Então Pilatos entregou Yeshua para ser executado na estaca. Os soldados se encarregaram de Yeshua. Levando a própria estaca, ele saiu para o lugar chamado Caveira (em aramaico, Gulgolta). ...”

 

Qual seja a escolha que é feita durante a vida de cada ser humano, seja ela por preferência ou por falta de opção, sempre geram efeitos, alguns imediatos e outros a curto, médio e a longo prazo, inclusive para aqueles que ficam adormecidos ou germinando por dentro, ou mesmo muitas vezes no próprio organismo, ou ainda, muitas vezes em esferas externas, porém sempre atinge o tempo de maturação e podem ser agradáveis os frutos ou o inverso.

Paulo cita em Gálatas 06:09: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos”; esse é um assunto que trata do cuidado permanente para todo aquele que se posiciona como seguidor do Messias Jesus, uma vez que se o Mestre foi desvalorizado e desprestigiado, nada diferente aos seus seguidores.

O alvo é cumprir a vontade do Pai, assim Jesus declarou ao juiz Poncio Pilatos e sem argumentos sólidos de acusação seria solto, mas o caminho traçado tinha outra direção.

Jesus em seu Ministério levou a luz, a cura, a libertação, o cuidado e a valorização pessoal, assim Ele percorreu o caminho continuamente apontando a cada um que o procurava ou lhe era chegado em seu ministério, na busca dos que se haviam perdido, não só em Judéia, como na Galiléia, como na Dispersão (Diáspora), como na Samária e até aos confins da terra (exemplos: mulher sírio fenícia, o centurião romano) e agora está sendo concluído seu julgamento.

Humilhado e apresentado aos seus, foi rejeitado e incentivado pelo povo de Jerusalém presente no julgamento a permanecer réu e sentenciado à estaca, o juiz opta por executar, a partir do momento em que os líderes, que são os principais sacerdotes, manifestaram sua única subordinação ao imperador, selando a seus olhos, desta maneira o caminho do Messias.

O caminho do Ungido estava de fato sendo aberto e os olhos naturais que viviam, vivem e continuam a viver afastados de seu Criador, jamais poderiam entender a presença legitima do Enviado em Nome do Senhor, Seu Filho, para permitir o único meio de resgate para o pecado que leva a morte do ser humano (‘mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.’).

Pilatos enfim o sentencia, são quase meio-dia (horário romano, ou hora terceira ou sexta horário judaico) e a festa do Pesach que iniciava aos judeus na própria sexta feira estava muito próxima, a poucas horas para iniciar, logo o interesse da liderança e do povo em liquidar o assunto era grande, para poderem ir adorar e seguirem seus caminhos e assim cumprirem a lei que Moisés escreveu a pedido de YHWH* (YAVEH); e o Eu sou segue o outro caminho para cumprir a Lei, os Profetas, e os Escritos desde antes da fundação do Mundo, conforme a perfeita vontade do Pai.

O trajeto na versão de João ocorre com o Messias suportando levar à estaca na direção do local de sua execução, enquanto as versões de Mateus, Marcos e Lucas acrescentam outras informações, mas há outros relatos que atestam o julgamento de Jesus e tratam também deste assunto, desde historiadores como Flávio Josefo, como também historiadores Romanos dentre deles um chamado Tacito.

O caminho a percorrer atravessou fronteiras, barreiras de linguagem e costumes e chegou ao tempo presente, anunciando a todos sem exceção as mesmas palavras que Simão Pedro, citou ao encerrar seu primeiro discurso: “Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo,” Atos 02:36.

Jesus, o Raboni, o Mestre, o Filho do Homem, percorreu toda a sua trajetória apresentando os cuidados que via do Pai, pois como o filho vê o Pai assim o faz e não se limitou ou se intimidou em seguir o caminho que o levaria ao seu martírio final sendo sim, exposto diante de todas as pessoas, para se render ao Pai.

 

(*)YHWH é o tetragrama (termo derivado do grego τετραγράμματον, tetragrammaton, "conjunto de quatro letras") que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus.

 

As quatro letras do alfabeto hebraico que compõem este tetragrama (escritas da direita para a esquerda) são:

 י (yod);

 ה (he);

 ו (vav, chamada também waw); e

 ה (he)

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






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