sexta-feira, 25 de março de 2022

AMAR É O CONTÍNUO OBEDECER.

 

Base na Bíblia: João 14:14--22 “... Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. Jesus continuou: - Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. – Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. – A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. Então Judas, não o Iscariotes, perguntou: - Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo, quem o senhor é? ...”

 

“... Se vocês pedirem algo em meu nome, eu o farei. ‘Se vocês me amam, guardarão meus mandamentos; e pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro consolador, semelhante a mim, o Espírito da verdade, para estar com vocês para sempre. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Vocês o conhecem, porque está com vocês e ficará unido a vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Mais um pouco de tempo, e o mundo não me verá mais; mas vocês me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Quando o dia chegar, compreenderão que estou unido ao meu Pai, vocês a mim, e eu a vocês. Quem tem meus mandamentos e os guarda, esse me ama; e quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me revelarei a ele’. Y’hudah (não de K’riot) lhe disse: ‘Mas por que, Senhor, você se revelará a nós, e não ao mundo?’. ...”

 

No mundo existem muitos idiomas, dialetos e línguas mortas que fizeram parte da história real do mundo e uma grande parte delas ainda fazem parte da história atual e o ser humano sempre buscou para se fazer entender ao seu próximo o cuidado de se aproximar de cada novo povo sempre buscando entender sua fala, escrita e cultura para que pudessem gerar um meio de comunicação seguro entre as partes.

O Messias declara que está continuamente presente com seus discípulos, e que seus pedidos (orações) seriam atendidos, porém antes de fazer sempre há de se perguntar (Cristo faria esse pedido); quando refletido sobre esse assunto deve-se haver um filtro, pois cada um está usando o nome do Ungido, simplesmente porque todo o poder e toda autoridade pertence somente ao Senhor.

Mantenham os meus mandamentos o declara se vocês me amam, pois sua ausência aconteceria em breve e por sua preocupação pelos seus, Jesus deixa mencionado seu pedido ao Pai e assim afirma que será enviado um Conselheiro, que ficara presente continuamente, para não ficarem órfãos.

Ele voltaria para eles e então ficaria também continuamente, essas palavras era a demonstração do amor do Criador no sentido amplo do zelo pelos seus e de seus próprios cuidados, com o cumprimento de suas palavras pela vontade do Pai, pois o Plano da Salvação estava sendo consumado.

O mundo não o veria, mas eles o veriam, pois, suas Palavras estavam se cumprindo e os que criam diferente dos incrédulos participaram e participam dessa unidade onde Pai, Filho e Espírito Santo são um e os que creem são um com o Salvador e o Salvador um com o que crê; somente pelo Espírito do Senhor para abrir os olhos da fé de cada pessoa e assim passar a perceber e viver uma vida como templo do Espírito Santo, sim esses são aqueles os que tem o seu mandamento e os guarda.

A imaginação de Judas nesse momento poderia estar no reino de Israel sendo restabelecido pois o Messias anunciado estava diante deles, e surge a pergunta que parece ter sido originada nesse pensamento: Por que o mundo não o poderá ver e sim só nós?

Sim, os que amam ao Senhor Jesus são os que pôr o amarem guardam os seus mandamentos como conduta de vida e são esses que também são os amados pelo Pai e o amor do Ungido o Filho está com eles e assim também menciona Jesus que também vem para cada um desses, mas em contrapartida o mundo o rejeita e deixam de crer em suas Boas Novas para o perdão do pecado e para ser uma nova criatura, simplesmente por essa rejeição voluntária esses não o podem receber.

E se foi a suposição que apresentei a razão da pergunta de Judas, ainda não era o tempo como Jesus depois de sua morte, ressurreição e após estar com seus discípulos e sobre a face da terra por 40 (quarenta) dias e com mais de 500 (quinhentas) pessoas antes de ser elevado ao céu, respondeu sobre essa questão direta que seus próprios discípulos lhe perguntaram: ‘Não vos compete conhecer a época ou tempos que o Pai estabeleceu com seu próprio poder, mas quando o Espírito de Santidade vier sobre vós, recebereis poder e sereis minhas testemunhas, em Jerusalém, em toda a Judeia, mesmo na região da Samária e até aos confins da terra.’.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula













Nenhum comentário:

Postar um comentário