sexta-feira, 11 de março de 2022

APASCENTAR CADA OVELHA.

Base na Bíblia: João 13:38, 14:01--08 “... – Está mesmo? – perguntou Jesus. – Pois eu afirmo a você que isto é verdade: antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. Jesus disse: - Não fiquem aflitos, Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: - Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o tem visto. Filipe disse a Jesus: - Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. ...”

 

“... Yeshua respondeu: ‘Você abrirá mão da vida por mim? Sim, na verdade eu lhe digo que, antes de o galo cantar, você me repudiará três vezes! ‘Não se deixem perturbar. Confiem em Deus e confiem em mim. Na casa de meu Pai há muitos lugares para morar. Se não houvesse, eu lhes teria dito; porque vou até lá para lhes preparar lugar. Pelo fato de eu ir e lhes preparar um lugar, voltarei para levá-los comigo; para que, onde eu estiver, vocês estejam também. Além disso, vocês sabem para onde vou; e também conhecem o caminho para lá’. T’oma lhe disse: ‘Senhor, não sabemos para onde você vai; então, como podemos saber o caminho?’. Yeshua disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Pelo fato de vocês terem me conhecido, também conhecerão meu Pai; de agora em diante, vocês o conhecem – de fato vocês o viram’. Filipe disse: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, e isso será o suficiente para nós’. ...”

 

O ser humano tem uma tendência de simplificar suas ações, para obter um ganho de produtividade em tudo o que procura executar, muitas vezes assim faz, para gerar um sistema ou uma regra que seja executada continuamente para agilizar e dinamizar as tarefas do seu dia a dia.

Quando aparecem as exceções, essas são tratadas a parte, uma vez que fogem dos parâmetros estabelecidos como sendo uma regra de procedimento, e muitas vezes são descartadas, ou recolocadas em um reprocesso visando ser mantida no padrão estabelecido.

As Palavras de Jesus foram ensinadas a seus discípulos que com ele conviveram seus dias; e eles por meio também de suas ações e de suas condutas puderam cada um deles aprenderem do natural teórico ao meio prático do dia a dia ao seu lado.

O Testamento que temos sempre foi apresentado como um legado (uma carta) que um Pai apresenta para seu filho, ou criatura, ou ser gerado, onde com todo amor encontram-se mencionados os ensinos e experiências vividas pelos seres humanos sobre a face da terra, com total ênfase no distanciamento da criatura com o seu Criador e o meio para restaurar ou melhor, anular esse distanciamento.

João, Pedro, Tomé e Filipe agora estão juntos com os demais e nesse instante do texto que lemos, lembro que agora somente 11 (onze) dos discípulos escolhidos ouviam ao Senhor, e esses teciam perguntas diante de cada nova menção que o Mestre Jesus apresentava.

Gostamos de imaginar que tudo e todos têm o mesmo padrão (nível de conhecimento ou aprendizado), porém no dia a dia percebesse que cada um tem sua maneira pessoal de avaliar a mesma informação ditada a todos igualmente, fato que caracteriza a liberdade de ação liberada a cada ser humano, e muitas vezes somente em certos momentos ou acontecimentos específicos elas (as diferenças) se manifestam.

Jesus está tratando cada um de seus discípulos para que se mantenham seguros e nada possa trazer perturbação a cada um deles, diante dos acontecimentos que estão sendo anunciados previamente a eles, como verdade.

O laço de amor entre o Pai e o Filho são nítidos e mais uma vez chancelado e registrado no total compromisso em cumprir a vontade do Eterno, mostrando naturalmente para cada um deles a unidade que há desde a Eternidade, e o Messias permanece com o total cuidado de cuidar dos seus e ir para ter um lugar preparado para cada um, para estarem juntos: ‘Pois na Casa de meu Pai a muitos lugares para morar’.

Jesus declara que está indo para preparar lugar e ratifica que eles sabem que local é e que caminho devem seguir e onde fica o caminho.

Por João, sabemos quem seria o que come do pão e o trai, por Cefas, sabemos que ele seria um dos que negaria conhecer seu Mestre, agora por Tomé, entendemos que todos os dias com o Mestre e ainda assim não se sabia o lugar para onde o Messias iria e nem como se chegava a esse caminho.

‘Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim’, assim o Ungido respondeu a Tomé e a todos os demais presentes e a todos de geração em geração, o impossível estava prestes a acontecer, o justo entregando sua vida (morrendo) pelos injustos.

Complementa Jesus, aos seus discípulos que quem o conhece também conhecerão o Pai, e não só o conhecerão como o viram, neste momento as Escrituras mencionam que Filipe, busca fazer um pedido para que se sentisse confortável por seguir seu Mestre: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, e isso será o suficiente para nós.’

Sim, apascentar cada ovelha, dia a dia é o propósito da Salvação, uma vez que os valores deste mundo buscam anular a proposta das Boas Novas a cada criatura, apresentando falsos valores, como se fossem legítimos, para o lugar onde nem a traça nem a ferrugem pode deteriorar, e passam esses a se distanciarem do único meio que é o Caminho a Verdade a Vida, pois quem vê o Filho vê o Pai e hoje sabemos que o Espírito Santo veio, pois Jesus assim pediu ao Pai: ‘E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre,’; para que cada ovelha possa discernir e ser apascentado ou apascentada dia a dia nesta jornada, pois a ilusão e os valores deste mundo passam.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula











  

Nenhum comentário:

Postar um comentário