sexta-feira, 14 de agosto de 2020

CUIDADO: AUTO PRESERVAÇÃO.

 

Base na Bíblia:  Marcos 14: 66-72 ... Estando Pedro embaixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali. Vendo Pedro a aquecer-se, olhou bem para ele e disse: ‘Você também estava com Jesus, o Nazareno’. Contudo ele o negou, dizendo: ‘Não o conheço, nem sei do que você está falando’. E saiu para o alpendre. Quando a criada o viu lá, disse aos que estavam por perto: ‘Esse aí é um deles’. De novo ele negou. Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: ‘Certamente você é um deles. Você é galileu!’ Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: ‘Não conheço o homem de quem vocês estão falando!’. E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: ‘Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes’. E se pôs a chorar. ...”

 A natureza humana tem sua maneira peculiar de reagir sobre cada acontecimento inesperado, o que poderíamos chamar grosseiramente como sendo igual a um reflexo, que executamos naturalmente no dia a dia.

Jesus estava em processo de julgamento do lado de dentro da Casa, Pedro, estava do lado de fora, buscando passar-se por mais uma pessoa no meio de todos os demais que ali estavam, como alguém desapercebido, porém buscando obter informação sobre os acontecimentos da pessoa de Jesus.

Os Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, seguem essa narrativa. O Evangelho de João, por sua vez, declara que ele estava lá também e que ele era conhecido do Sumo sacerdote, provavelmente por sua família vender pescados a casa dele e foi João quem obteve acesso e liberou para que Pedro também pudesse entrar no pátio da Casa.

Aparentemente enquanto ele (Pedro) estava desenvolvendo esse tipo de disfarce, de ser uma pessoa natural, comum entre os demais, uma certa senhora que trabalhava na casa para o Sumo Sacerdote, ao ser chamada sua atenção para a pessoa ali, se esquentando ao fogo, faz uma declaração a ele, motivo que o surpreende por ser inesperado.

Sua resposta é claríssima ao declarar desconhecimento da pessoa a quem lhe fora perguntado ele estava afirmando, pois ela em contrapartida afirmava que andavam juntos, e ele se manteve no oposto, declarando que não sabia de nada do que lhe estava afirmando essa criada.

Porém, notem que do fogo onde todos o podiam ver e estarem próximos, após essa pergunta, saiu e foi para o Alpendre (uma cobertura apoiada em grandes colunas), logo um lugar com um menor fluxo de pessoas, durante o período frio da madrugada que se estende até ao amanhecer, onde estavam.

Sua estratégia de fuga aparentemente para ele deve ter pensado que lograra êxito e ainda podia continuar com sua proposta de espionagem para saber informações sobre o Mestre Jesus.

O livro de João, pouco difere dessa narrativa acrescentando títulos e grau de parentesco das pessoas que questionaram a Pedro, mas ambos os Evangelhos se alinham em concordância de que por três continuas vezes, houve a negação do andar com o Messias, mas não da Autoridade ou Pessoa de Cristo, o Messias Jesus, pois mesmo sendo um foragido, ocorrido provavelmente pela auto preservação humana, como Jesus previamente afirmara que ocorreria, pela fé buscou andar mesmo que de longe, fato que a maioria dos demais discípulos não o fizeram.

Por instinto, medo, auto preservação, ao ser questionado ele negou, esta escrito, mas isso só comprova a fragilidade do ser humano, diante de suas reais ações durante sua jornada sobre a face da terra, e reforça a verdade de que somente debaixo da Autoridade do Eterno existe a verdadeira força e segurança que o homem ou mulher tanto desejam.

A partir desse ponto tenho muito apresso pela narrativa de Lucas que declara que em seguida ao terceiro momento em que Pedro nega que conhece e andou com Jesus, o próprio Messias do lugar aonde estava olhou para Pedro e este respondeu ao olhar, e lembrou-se das Palavras de Yeshua e nasceu o pranto consentindo com sua incapacidade humana de resolver todos os conflitos da vida, assim desta maneira foi espontaneamente gerado em seu ser.

Mesmo cada um dos seres humanos vivendo seus dias em constante cuidado de auto preservação, continuamente sendo influenciados pelo glamour e luzes deste mundo, notamos que pelas Escrituras Sagradas a base para afirmar que o Eterno sabe exatamente onde está cada um dos seres humanos e pelo Ide de Yeshua, de contínuo lançando as Boas Novas do Evangelho para que possam cada um por si, ouvir e ver suas atitudes naturais aonde o levem e continuam a levar, para que possam se arrepender e se converter do seu antigo modo de agir.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário