sexta-feira, 7 de agosto de 2020

A OCASIÃO DE CADA SER.

 

Base na Bíblia:  Marcos 14: 60-65 ... Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: ‘Você não vai responder à acusação que estes fazem sobre você?’ Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: ‘Você é o Cristo, o Filho do Deus bendito?’ 'Sou', disse Jesus. ‘E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu.’ O sumo sacerdote, rasgando as próprias vestes, perguntou: ‘Por que precisamos de mais testemunhas? Vocês ouviram a blasfêmia. Que acham?’ Todos o julgaram digno de morte. Então alguns começaram a cuspir nele; vendaram-lhe os olhos e, dando-lhe murros, diziam: ‘Profetize!’ E os guardas o levaram, dando-lhe tapas. ...”

 

A ocasião pode fazer com que pessoas de muita integridade se corrompam, devido a facilidade que a oportunidade pode gerar, assim estudando a história escrita e falada encontramos poucos que abriram mão dessas ocasiões.

Jesus, sendo julgado, enfim é convidado, para se defender de suas acusações, algo que em um primeiro momento pode parecer que é legitimo, pois o ser humano é ansioso e muitas vezes precipitado por querer responder quando ouve de um ou de muitos coisas que fogem do que identifica como correto.

Porém, vejamos que apesar de ser um pedido da aparente autoridade máxima presente nesse momento, afinal Jesus era, é, e sempre há de ser a única autoridade máxima, este permanece em silêncio e assim fazendo, frustra a intenção do sumo sacerdote em criar um clima de discórdia, dúvidas e falatórios de acusações e replicas comum entre os seres humanos.

Jesus em seu silêncio se mantem na posição de vítima de um acontecimento legitimado pela inveja, insegurança, falta de extenso conhecimento das Escrituras, exatamente a Velha Aliança e pelo descontentamento com a pessoa de Jesus, o qual fazia sombra aos interesses dos líderes judaicos da época e se cada um de nós se pôr a pensar e no tocante a se fosse hoje, igualzinho seria.

O Plano de Redenção estava acontecendo o livramento do julgo do pecado estava diante de todos que se reuniram, como sinédrio, e nenhum deles conseguia fazer essa leitura, nada diferente dos dias atuais, onde o homem e a mulher sabem que suas vidas estão incompletas e vazias, mesmo quando atingem respeito, fama, riquezas, pois as luxurias que esse mundo pode oferecer se ofuscam diante do Salvador Yeshua.

Veja a pergunta agora direta: És o Cristo, o Filho de Deus bendito? Essa pergunta feita também na ótica por outros segundo os demais evangelistas (Mateus, Lucas e João) e essa resposta do Cristo nos dias de hoje, em qualquer ocasião é tão comum, que qualquer um, de qualquer sociedade, língua e povo, responde que sim são Filhos de Deus, automaticamente, mas para aquele momento, não era normal um judeu se sentir como filho, apesar de haver vários textos apontando para esse cuidado de Pai para filho, os não gentios pensavam, diferente enfim e se limitavam a dizer que: somos filhos de Abraão.

Rasgar as vestes no oriente não é uma prática esquisita e sim comum entre eles, notemos que  somente o sumo sacerdote, só ele, rasga sua própria roupa e lança a frase de Blasfêmia (acusação) e questiona os demais membros do sinédrio e darem seu parecer e parece que foi unanime o parecer, sim e para eles está fala era digna de Morte, mas não para os Romanos, que era o povo dominante da mesma época.

Porém, desencadeou entre eles uma ação de agressividade contra Jesus, cuspir era outra pratica comum de demonstrar desagrado entre os orientais e foram mais longe ainda cobriram o rosto e passaram a bater e pedir para que profetizasse, isso já era o extremo, mas por algum motivo os guardas provavelmente do templo o retiraram dali mas também continuaram a bater em Jesus, vejam o que uma atitude ocasional, gerada por uma simples pergunta e seguida de uma atitude do sumo sacerdote, gera.

Assim encerrou o julgamento na casa do sumo sacerdote, sendo Yeshua levado ao pretório, pois já era de manhã cedo, diante de Pilatos.

A ocasião vivida pelo Messias poderia ser encerrada por sua própria decisão pessoal, contudo o Plano de Redenção jamais estaria consumado, e Jesus antecipadamente havia orado pedindo que a Vontade do Pai se mantivesse soberana nos acontecimentos seguintes de sua vida.

A Salvação pode parecer algo que tinha que ser e assim tudo isso seria um teatro a céu aberto, encenado por seres humanos, porém esse pensamento é o que vem cegando a humanidade por séculos simplesmente porque para isto acontecer de fato era necessário haver amor pelo pecador, compromisso, lealdade, uma vida sem pecar e viver no cumprir das profecias sobre sua vinda, fatores que jamais ocorreu em outra pessoa sobre a face da terra, desde a queda de Adão.

Pronto temos agora a ocasião de que se ouviu a voz do Bom Pastor a lhe chamar, aceite o convite, abra seu coração, deixe-o entrar, arrependa-se e converta-se e permita que uma nova vida livre da sentença que havia sobre ti aconteça ou simplesmente deixe essa ocasião passar.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário