sexta-feira, 20 de março de 2020

PONDERAR AS CONSEQUÊNCIAS.


Base na Bíblia:  Marcos 12: 08-12 ... Então agarraram o filho, e o mataram, e jogaram o corpo para fora da plantação. Aí Jesus perguntou: E agora, o que é que o dono da plantação vai fazer? Ele virá, matará aqueles homens e entregará a plantação a outros lavradores. Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem? ‘A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!’ Os líderes judeus sabiam que a parábola era contra eles e quiseram prender Jesus, mas tinham medo do povo. Por isso deixaram Jesus em paz e foram embora...”


Muitas maneiras e alternativas existem para cada ser humano viver seus dias sobre a face da terra, sempre atentos e com plena atenção aos acontecimentos que naturalmente vão ocorrer e podem mudar inúmeras vezes o destino, obrigando cada um a fazer a sua pessoal opção, a qual com certeza na maioria das vezes ocorre ponderando antes de agir.

Existe sim momentos em que as consequências podem acontecer sem qualquer tempo para refletir, e ainda assim, quando se dá conta é facultativo continuar a aceitar a ação tomada às pressas e continuar ou rejeitar e mudar.

Jesus encerra a Parábola do dono da vinha, mostrando aos ouvintes que os arrendatários que estavam na terra, a qual nem mesmo a plantação plantaram e nem mesmo a estrutura fora feita por eles, e que eles claramente não eram donos, porém ainda assim eles ponderaram ao ver o amado filho do dono, deliberaram entre si e o matam, aceitando a consequência improvável de serem reconhecidos como donos do vinhedo.

As Palavras do Messias apontam também pôr fim, qual conduta seria objetiva do dono, o legitimo proprietário, declarando Jesus, que a perda dos arrendatários seria completa inclusive com a perda da vida e em seus lugares elegeria outros arrendatários.

Citando então as Escrituras Sagradas, o Filho de Deus, menciona e alerta claramente a atitude de pessoas construtoras enquanto no processo de construção desprezam uma certa pedra, a qual vem a ser a mais importante de que todas as outras, pois o Senhor é quem fez.

Todos os cuidados e atenção é solicitada a todos, século após século, apresentando continuamente as Boas Novas que contemplam a obediência do Filho em atender a vontade do Pai, mas os seus próprios deixaram passar, esperando o Messias libertador que fincasse o trono de Davi sobre as Nações, e assim está Rocha rejeitada voltou-se a todo aqueles que o ouviram, ouvem e ouvirão e O reconheceram, e para esses mudou as suas histórias de Vida.

Mas os ouvintes da liderança, que lá estavam, sabiam, que sobre eles falava a Parábola, as consequências ponderaram e assim deixaram Jesus, livre, e foram embora, abrindo mão do momento legitimo de reconhecer o Messias que estava buscando os seus, no tempo aceitável do Senhor.

E claramente os líderes judeus, partiram procurando uma nova oportunidade (ocasião) para isolarem o Filho de Deus, o Messias e o prenderem, longe do povo, e o levarem a ser condenado pelo pior castigo de sua época, a morte de cruz, pela mão dos gentios, lançando-o fora da Cidade.

Qual a diferença que pode ser imaginada nos dias atuais dos dias citados pelo Messias, a terra é do Senhor e toda a sua plenitude, os seres humanos são passageiros com data marcada de partida, as Boas Novas são enviadas no tempo e fora de tempo a todos, buscando o perdido, o doente, o fraco, o desanimado, que lutou e percebeu que somente o Senhor tem autoridade para tirar o pecado e libertar das trevas para a Vida Eterna, mas como se comporta cada um ao ouvir, não seria por ventura como esses arrendatários?


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário