Base na Bíblia: Marcos 11: 01-07 “... Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, foram até o Monte das Oliveiras, que fica perto dos povoados de Betfagé e Betânia. Então Jesus enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: Vão até o povoado que fica ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele, mas o devolverá logo. Eles foram e acharam o jumentinho na rua, amarrado perto da porta de uma casa. Quando estavam desamarrando o animal, algumas pessoas que estavam ali perguntaram: O que é que vocês estão fazendo? Por que estão desamarrando o jumentinho? Eles responderam como Jesus havia mandado, e então aquelas pessoas deixaram que os dois discípulos levassem o animal. Eles levaram o jumentinho a Jesus e puseram as suas capas sobre o animal. Em seguida, Jesus o montou...”
O ser humano segundo a definição da ciência que conhecemos, ela o classifica dentre os reinos mineral, vegetal e animal, como: animal e dentro do reino animal há dois grupos distintos: o irracional e o racional, o ser humano por sua vez, então se situa assim por estas predefinições: animal racional.
Para poder ser usado um animal, esse deve ser solto, para que possa servir aos propósitos de quem o solta, ou o liberta, ou o tira de suas amarras.
Eqqus asinus, ou asinino, ou jumento, é o nome que são conhecidos pela ciência, são diferentes da mula e asno, por terem orelhas maiores, e estes são um ser animal muito inteligente e cauteloso por isso empaca, ao contrário da crença popular, por outro lado sua altura varia de 90 cm a 1,5 metros.
Roma confiscou todos os cavalos, eles haviam dominado a Judéia, matéria prima pra Guerra, por outro lado, por tradição o rei dos judeus sempre usavam jumentos para se sentar e entrar na cidade do rei, e o profeta Zacarias anos antes anunciou que o Messias assim entraria.
Para montar, um jumentinho, o ideal é a partir de 2,5 anos, quando inicia a troca da primeira dentição, segundo pesquisa, mas sobre montar, devemos entender que ‘amansa’ é um ato de submissão enquanto que ‘domar’ é um ato de conquista.
Jesus chegando aos arredores do Monte das Oliveiras pede a dois de seus discípulos que sigam a frente onde havia dois povoados Betânia e Betfáge e em um desses povoados haveria um jumento preso que nunca fora montado.
Com certeza era muito clara a informação, mas continha também um pedido extra para que eles desamarrarem o jumento preso e o levem ao Mestre, antes que perguntassem, Jesus responde como agir também quando fossem questionados de suas ações.
Eles realmente foram interpelados por pessoas e pela fé deram como motivo de estarem levando o jumento, a resposta ensinada pelo Mestre, assim os incomodados concordaram e eles partiram com o jumentinho agora livre.
Jesus está aguardando no Monte das Oliveiras, chegam eles, colocam suas capaz sob o lombo do animal, Jesus monta o animal que nunca foi montado e esse o obedece e estão prontos para seguir e Jesus entrar em Jerusalém.
Eis que estou a porta e bato, quem ouvir e abrir, ali entrarei e juntos cearemos e farei morada; ainda que esteja morto vivera; pois vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei, Jesus veio incluir os marginalizados, excluídos, escravizados e humilhados, enfim todo aquele que como eu e você podem ser como um ser humano animal amarrado.
Assim, veio as Boas Novas do Evangelho de libertação aos escravos do pecado, Jesus declarou em João 10:13-15: ‘Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.’
Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário