sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

PEDIR O JUSTO.


Base na Bíblia:  Marcos 10: 46-52 ... Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: Filho de de Davi, tenha pena de mim! Então Jesus parou e disse: Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você! Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava. O que é que você quer que eu faça? Perguntou Jesus. Mestre, eu quero ver de novo! Respondeu ele. Vá; você está curado porque teve fé! afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho...”


Jesus entra na Cidade de Jericó acompanhado por seus discípulos e por uma grande multidão, nada poderia ser mais natural do que haver ambulantes e menos favorecidos enquanto passavam por esse caminho.

Porém, não foi relatado nada significativo durante esses momentos, nem mesmo citam algo relevante que aconteceu dentro dos muros de Jericó, mas enquanto saiam ocorreu uma mudança no ambiente daquela localidade.

Um cego por nome Bartimeu, filho de Timeu, ali estava esmolando e pelo movimento de pessoas algo chamou sua atenção, por ser diferente, ao ponto que este procurou saber quem estava ali que estava causando uma mudança na rotina de seu dia, naquele lugar.

Provavelmente pode ter perguntando a qualquer um que o ouvisse e lhe desse resposta, o texto não relata se perguntou a um ou outro ou a muitos, mas de um ouviu e esse declarou o nome do Messias, citando sua genealogia, ou simplesmente a ninguém perguntou, mas ficou atento até que seus ouvidos ouviram de alguém, essa declaração.

Essa anunciação despertou em Bartimeu uma atitude completamente diferente de um cego, o qual dia a dia em sua rotina espera que outros se sintam constrangidos e passem a ofertar, esmolar algo a um pedinte que tem uma deficiência visual.

Mas, Bartimeu não, ele passa a falar alto, o texto declara que grita para todos ouvirem, porém é para Jesus direto pedindo sua misericórdia para si e não para qualquer outra autoridade ou pessoa ali presente.

O pedido é feito, mas os ouvintes o repreendem e pedem para que ele se cale, para não importunar o Mestre, seria isso mesmo, ou, uma forma de silenciar alguém que queria estar com Jesus, eu acredito que se for essa último razão que citei, pouco mudou dos dias de outrora para os dias atuais.

Jesus ouve claramente sua voz e convida o dono dessa voz a ir até Ele, pede que o chamem, novamente se repete o comportamento de outrora e nos dias atuais do ser humano, agora todos dizem para que ele tenha bom ânimo, pois o Mestre o chama, mas notem que ninguém o leva.

O cego sozinho se levanta e cegue na direção que o chamou, pensemos que alguns o ajudaram, mas sabemos que poucos toleram estar perto de doentes, fracos, insuficientes, ..., por diversas razões sejam elas pessoais, ou não e assim lá estão o cego e o Messias.

Jesus pergunta, algo que nos leva ao tema da pregação: O que você quer que eu te faça? A resposta surpreende: Eu quero ver de novo! O Raboni declarou: Sua fé te curou, vá! Simples assim um cego a menos.

Agora veja qual seria seu pedido justo, lembro-me por exemplo do recente empossado rei Salomão, que pediu sabedoria para governar o povo de Deus e sabemos pelo texto Sagrado o que o Eterno concedeu, mas replico a pergunta e para sua pessoa, qual seria seu pedido justo?; pois Tiago, irmão de Jesus declara: ‘pedis e não recebeis, porque pedis mal para o gastardes em vossos deleites,’ e Jesus também declara: ‘pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a vida?’.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário