terça-feira, 31 de dezembro de 2019

ANO NOVO 2019 2020


ANO NOVO 2019 2020.

Mateus 11:26-27.
“Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar."


Notoriamente nos destacamos de todas as demais criações no quesito, ter direito, e principalmente quando o grupo de facilidades vem se materializando e focando na área do consumo, passamos a exercer um novo momento onde ‘o eu’ pessoal está adoçado e porque não inebriado pelas luzes e coloridos efêmeros de uma sociedade.

Valorizamos o momento a tal ponto que os cuidados com o modo de agir e o de como se portar, tornam-se irrelevantes, ou quando muito um segundo plano obscuro, desde que ‘o eu’ esteja envaidecido com as possibilidades de brilhar em meio a um exército de seres humanos agindo todos sincronizados no mesmo sentido.

Esquecemos ou preferimos deixar de lado tudo o que nos faz lembrar que somos efêmeros, nascemos no padrão, vivemos e desenvolvemos no padrão, assim nossa mente e sentimentos (coração) nos coloca no campo da imortalidade, para que ao agir por essa ótica passemos a expandir e nos identificamos no quesito dos realizados.

Jesus a razão de ser Eterno pode nos trazer ideias que resgatem o ser humano de si mesmo, afinal enganoso é o coração, o que hoje adoça é o mesmo que amanhã é fel e somos limitados, por inúmeros motivos dentre eles temos o tempo definido.

Assim contamos os anos e Jesus resgata um conceito de conhecer plenamente o Pai e este o Filho (vice-versa também), porém claramente no âmbito da Eternidade, Eles se conhecem, e por sua plena sincronia o tempo perpetua e somente aumenta continuamente, seu mutuo conhecimento.

A raça humana por suas vez neste quesito, também busca esse grau de intimidade de pais com filhos, e vice-versa, porém o glamour de atividades efêmeras e as oscilantes preocupações para manter o equilíbrio familiar, profissional e pessoal muitas vezes ofuscam, essa possibilidade, e assim dia a dia aprendemos e não raramente somos surpreendidos, com atitudes e padrões divergentes mútuos.

As Escrituras Sagradas sempre apontaram e apontarão para esses comportamentos humanos e apontam também para a solução que tem capacidade de reescrever a história real de cada vida, pois somos criaturas, isso é um fato, mas e se eu lhes contasse que nas Escrituras menciona uma sequência onde podemos ser uma nova criatura, como cada um reagiria? Lembrem que o texto que lemos, diz: que o Pai é apresentado a quem o Filho quiser apresentar.

Nos acontecimentos que separam o Antigo do Novo Testamento, encontramos uma Palavra singular, repetida a cada ano que é Maranata que no original hebraico se escreve: מרן אתא, ‘maran atâ’, que poderia ser traduzido como ‘Nosso Senhor vem, o Rei vem’; é uma expressão aramaica. (*)

Assim, o termo "maranata" surge a partir da junção de duas palavras do aramaico: marãn que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e athá que teria o sentido de dizer algo próximo a: Jesus está aqui. (*)

Por pesquisadores sabemos que quanto a história cristã conta-se que, antes do surgimento de Jesus, quando um judeu encontrava outro cumprimentava-o dizendo "Marãn", o que se referia a: "Nosso Senhor virá". Porém, após o aparecimento do Messias Jesus, quando esse mesmo judeu, agora convertido a fé em Jesus, encontrava outro judeu, acrescentava a palavra athá depois de Marãn, assim formando a expressão Marãn athá, que significa entre eles: "o Messias veio, está aqui e retornará". (*)

Atos 01:10-11.
“Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”

Tenhamos, um por um, cada um por si, a convicção de que a fé está posta em lugar seguro, onde nem a traça nem a ferrugem, podem corroer, para este ano que se inicia e lembremos sim dessas palavras do Senhor Raboni Jesus, o Messias, o Cristo.

Mateus 28:20b
“...; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.”





(*) Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre / A Bíblia Anotada, editora Mundo Cristão / Significados.com.br.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário