sexta-feira, 7 de junho de 2019

FICAR ADMIRADO.


Base na Bíblia:  Marcos 06: 01-05 ... Jesus voltou com os seus discípulos para a cidade de Nazaré, onde ele tinha morado. No sábado começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o estavam escutando ficaram admirados e perguntaram: De onde é que este homem consegue tudo isso? De onde vem a sabedoria dele? Como é que faz esses milagres? Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui? Por isso ficaram desiludidos com ele. Mas Jesus disse: Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa. Ele não pode fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali...”

Duas possibilidades pelo dicionário existe sobre 'Admirado', a primeira trata de ser uma pessoa ou um objeto de admiração ou veneração e a segunda é aquele que experimenta sentimento de surpresa ou espanto diante de algo que não se espera.

Todos vivem suas vidas esperando fazerem parte do grupo de pessoas que por sua maneira de proceder sejam admirados, enquanto que outros excedem esperando ser mesmos venerados ou levando outras pessoas nessa direção, porém toda a raça humana pode estar vivendo na prática exatamente o que causa surpresa e espanto por essa mesma maneira de proceder em sua jornada de vida.

Jesus junto com seus discípulos e seguidores chegam a Cidade de Nazaré, na região da Galiléia, local esse onde Ele ali havia em outro momento morado; as Escrituras não definem em que casa se hospedou, porém sabemos que no Sábado foi a Sinagoga local e ali lhe foi permitido ensinar as Sagradas Letras.

Enquanto ensinava os residentes O observavam e provavelmente por comparação o associavam ao comportamento de seus irmãos e demais familiares tentando identificar exemplos familiares que justificassem sua maneira de expor os ensinos que escutavam.

Nada igual encontraram e começaram a declarar aos ouvintes suas avaliações em comum acordo entre eles sobre Jesus, e o que estavam ouvindo e vendo acontecer entre eles, afirmo eu, que sim havia um sinal claro de admiração no ar naqueles instantes, mas que levavam a muitos a um estado de desilusão.

Jesus os ouve e declara uma advertência clara sobre o comportamento a todos que levavam a Palavra do Senhor como por exemplo Jeremias que declarava que haveria deportação do povo de Israel para a Babilônia e o profeta Hananias que declarava o oposto, e os ouviram a eles dois, todo o povo de Jerusalém e esses rejeitaram ao profeta e a profecia de Jeremias mas esse mesmo foi honrado pelo rei da Babilônia.

Com o crescimento da ciência e com os avanços tecnológicos, atualmente todos tem acesso a informação atualizada e nem mesmo carregar uma Bíblia física necessitam, pois pesquisam e acessam qualquer assunto com seus meios eletrônicos e absorvem da informação encontrada dando-se por satisfeito, isso também é causa de muita admiração.

Por causa dessa atitude aparentemente inocente (admiração) do povo de Nazaré impedia que o que ocorreu, ocorria e continuou ocorrendo deixasse de acontecer neste local, ainda assim Jesus curou, libertou e ensinou a todos que se aproximaram e Ele pode tocá-los.

Os sentimentos de Jesus, foram traduzidos por Pedro, a Marcos, como sendo também de uma admiração, porém claramente exposta por ser uma falta de fé deles.

Seja qual for a sua conduta ou a minha sobre a face da terra, esperemos que sempre possamos escapar das artimanhas da falta de fé que dia a dia busca tragar a cada de nós, declarando nossas circunstancias e dilemas e dores, doenças, etc... que são o limite e sem escapatória e assim impede que levemos e depositemos tudo aos pés do Senhor e Salvador Jesus.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula






Nenhum comentário:

Postar um comentário