sexta-feira, 28 de junho de 2019

O RESULTADO DA PALAVRA.


Base na Bíblia:  Marcos 06: 17-23 ... Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: ‘Pela nossa lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!’ Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo. Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galiléia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça: Peça o que quiser, e eu lhe darei. E jurou: Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino! ...”


Por muito tempo para se formalizar um contrato entre pessoas esses eram simplesmente celebrados somente com a palavra, mesmo nos dias atuais uma grande maioria de negócios, trocas e inclusive relacionamentos seguem o mesmo princípio.

A diferença que sentimos nos dias atuais mesmo com o avanço da tecnologia, onde informações são cruzadas em tempo real, facilitando a tomada de decisão e ainda assim quando além de uma palavra ou como ocorre ainda hoje em muitas culturas onde é adicionado um simples aperto de mãos, somasse o contrato formal entre as partes.

Herodes ao saber do sucesso de Jesus, lembrasse de uma pessoa que ele tinha medo e respeito chamada de João Batista.

Marcos ao escrever a carta, chamada de evangelho, passa a descrever em parte do ponto de vista pessoal de Herodes e parte dos acontecimentos que desencadearam na morte de João o Batista.

A palavra de João era direta a Herodes sobre sua atitude pessoal de se casar com a esposa de seu irmão Filipe, chamada Herodias, essa por sua vez, tinha uma filha e não via João com bons olhos, por causa dessas palavras.

Sobre o irmão de Herodes, Filipe, nem é citada sua posição sobre isso, mas sabemos que a mando de Herodes; foi para a cadeia com as mãos amarradas e assim se achava João, pois o ouvia e não tinha atitude alguma de mudança, ou de ratificar seu status na hierarquia da sociedade que vivia.

Por ocasião de uma festa de seu aniversário, abre o momento para a oposição mudar o que estava sendo seu empecilho e para poder avançar sem obstáculos seu modo de proceder, bastou uma simples dança da filha de Herodias para conquistar o anfitrião e seus convidados.

Encontramos um contrato sendo celebrado em uma das parte lá está Herodes satisfeito e convicto com o que seus olhos presenciaram, suas palavras sela o destino de João, ainda que aos presentes era somente mais uma de muitas formas de se dizer obrigado pelo que aconteceu a ele e a seus convidados durante a dança, da filha de Herodias, a outra parte, que na verdade era intermediaria desse contrato.

As palavras de Jesus, como Ele pessoalmente afirmou serão essas quem julgara o ser homem quando de sua volta, pois o arrependimento é anunciado 24 (vinte e quatro) horas de cada dia e elas com autoridade tiram de cada um que a ouve e a atende, o pecado, que legitimamente escraviza, mas aos que a ouvem e deixam de atender permanece o pecado, pois somente nesses Palavras contém a vida e a morte a todos os seres humanos viventes.

Herodes em suas palavras fechou um contrato de doar até meio reino para a filha de Herodias, na presença de testemunhas, essa por sua vez assentiu e foi verificar junto a sua mãe o que mais interessava, a resposta foi que bastaria a cabeça de João posta sobre um prato.

Tenhamos sabedoria afinal as Palavras do Messias chegam hoje a nós e cada um por si a ouve, e escolhe o que lhe é pessoalmente de mais valor para si mesmo, e somente enquanto em vida sobre a face da terra essa decisão pode ser alterada, ai está a sabedoria como nos apresentou o homem mais sábio da terra, Salomão.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula






Nenhum comentário:

Postar um comentário