sexta-feira, 26 de outubro de 2018

ESTAR ATENTO.


Base na Bíblia: Lucas 22: 28-34 ... Vocês tem estado sempre comigo nos meus sofrimentos. Por isso, assim como o meu Pai me deu o direito de governar, eu também dou o mesmo direito a vocês. Vocês vão comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentarão em tronos para julgar as doze tribos de Israel. Jesus continuou: Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos. Então Pedro disse a Jesus: Estou pronto para ser preso e morrer com o senhor! Então Jesus afirmou: Eu digo a você, Pedro, que hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece...” (NTLH)

Jesus ao mesmo tempo que declara a chegada de seu sofrimento, declara também os acontecimentos posteriores em que juntos participariam no governo e a eles caberia o julgar sobre as tribos de Israel.

Mantendo claramente o cuidado sobre os seus discípulos em tempo integral passa então a encoraja-los em suas ações após os acontecimentos decorrentes do pós traição.

Chama Pedro e diante de todos lhe informa sobre uma autorização cedida a Satanás para tentar a ele, mas pelo texto original entendemos que era a todos, porém em seguida cita o Mestre, que há uma atenção extra para com Simão para que seu excesso de confiança pessoal não o fizesse cair na fé.

Jesus conclui dizendo a Pedro que quando ele se restabelecesse que ele ajudasse seus irmãos (os demais discípulos), pois o que estava para acontecer abalaria a cada um deles em função dos valores que eles esperavam que acontecesse, logo haveria uma dose de frustração coletiva.

Simão, Pedro ao ouvir as afirmações de Jesus, declara que ele Pedro estava pronto para ser preso e morrer com o Senhor, enfatizando diante de todos seu compromisso sincero com o Mestre em o servir fielmente.

Creio que todos além de ouvirem devem também ter se manifestado semelhantemente a ele, diante do Mestre, pois Jesus afirmara da ação que Satanás estava liberado para efetuar sobre todos.

Porém, a atenção de Jesus dedicada antecipadamente com Pedro diante do Pai, demonstrava que o Mestre sabia o efeito devastador que acometeria a Pedro, assim conclui para ele: antes que o galo cante por três vezes me Negará.

Encerrou o assunto deixando claro que deveriam estar atentos aos acontecimentos e preparados para saberem como agir, pois, essa era a vontade de Deus acontecendo diante deles.

O evento que revolucionou o Mundo, estava diante deles acontecendo, as forças do mal buscando calar a voz do Filho do Homem, levando pessoas a buscarem meios para o matar, a criação por sua vez gemendo por sua reconciliação com seu Criador, pois até então somente havia a expiação de pecados de ano em ano, que era o símbolo do Ato que estava para Ser celebrado no Messias Jesus na Nova Aliança entre Deus e os homens.

E todos esses discípulos estavam nesse momento preocupados em saber quem seria o traidor, ou quem seria o líder na ausência do Mestre enfim estavam firmes em suas posições de servir seu Mestre sem se preocupar em estar atentos aos avisos do Senhor.

As palavras de Jesus romperam décadas, séculos e milênios levando as Boas Novas do Evangelho a todos, mas é importante saber que a todos que creem, ou seja, que estão atentos e percebem que é o momento para ter uma nova vida, e reconhecem sua própria incapacidade de mudar a si mesmo pelo fato de que é pecador e assim reconhece em Seu sacrifício consumado na Cruz, o único meio seguro para obter o arrependimento e estar nessa Nova Aliança.

Ratifico mais uma vez, as palavras de Jesus a seu discípulo: Simão eu orei por você, disse Jesus, sabemos que Ele cuida dos seus e sabia o peso que estava sobre o caráter e temperamento de Pedro, logo ainda que todos foram liberados para serem também peneirados, o caso dele era mais instável por isso o cuidado seguido do Eterno em liberar do seu amor para que no tempo necessário fosse aceito esse amor ‘agaphe’ e fizesse a diferença nesse discípulo, como a cada discípulo Seu, sobre sua existência sobre a face da terra.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário