sexta-feira, 3 de março de 2017

APROVEITAR O MOMENTO.

Base na Bíblia: Lucas 07: 36-40 ... Um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer. Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles. Quando o fariseu viu isso, pensou assim: Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida que ela leva. Jesus então disse ao fariseu: Simão, tenho uma coisa para lhe dizer: Fale Mestre! Respondeu Simão...”

Encontrado está uma mulher de má reputação, na visão do anfitrião, de toda a comunidade local e estava em sua residência, e os que viam a cena ocorrer questionavam com certeza dentro de si; o anfitrião também fazia parte deste grupo pelo fato inclusive do convidado permitir-se ser tocado, pela qualidade de vida dessa mulher, e se questionava sua autoridade.

Uma trama nasceu pelo convite a uma refeição (um jantar) de um fariseu a Jesus, nos dias de hoje em nossa cultura ocidental esses tipos de convites são velados exclusivo. Na cultura oriental observamos que isso não ocorre, pois caso contrário essa mulher nem teria entrado nesse local de refeição, e seria assim primeiramente impossível entrar e se entrasse seria convidada a se retirar pelo Anfitrião ou por um de seus empregados.

Nada disso aconteceu nesta casa e sabemos pelo texto que essa mulher, foi informada, que o Cristo estava em uma residência, e ela sabia onde ficava. A atitude dessa mulher foi de ir ao local encontrar o Mestre e como ela estava espontaneamente se apresentou junto com um vaso de perfume que carregava consigo.

Narra também o texto que ela ficou aos pés de Jesus, logo atrás dele; chorava, secava a água com seus cabelos, beijava e derramava o perfume. Jesus aparentemente nem olhava para trás, para ver o que ocorria, mas com certeza ouvia o choro, sentia o secar de seus pés, sentia e ouvia os beijos e também o quebrar do vaso de alabastro bem como sentia o derramar do perfume e o aroma exalando no ar.

Ao fariseu anfitrião, o dono da casa e aquele que ofertava a refeição, restava somente a suspeita em sua mente e coração, sobre a autoridade e santidade de Jesus, o seu convidado. Afinal um profeta tem visões e revelações sobre tudo o que agrada ao Eterno Santo Deus e com certeza absoluta essa mulher não preenchia os requisitos mínimos necessários.

O Eterno surpreende a cada momento, sempre apresentando uma resposta, para todo aquele que o busca, de todo entendimento, mente e razão, na simplicidade se seu coração, mesmo sem saber expressar; Ele entende e cuida da raiz do problema e da solução da questão ao resgatar o perdido, desanimado, frustrado de tanto bater em portas que em seu fim mais escravizam do que libertam. Assim são as aparências que nos apontam a cada dia, a cada ação e a comparação trouxe para cada um desses três participantes um desfecho, como ocorre dia a dia ao longo dos séculos.

Existem aqueles que querem ter o Messias próximo de si, sua religiosidade os precedem, como referências ao mundo quanto ao comportamento e tipo de exemplo de cuidado pelo Senhor, porém, vivem a comparar o Messias e não lhe concedem o direito de ser Senhor de suas vidas.

Existem por outro lado, aqueles que nada tem a ver em viver uma vida próxima do Messias, mas em seus íntimos reconhecem que são pecadores e aceitam o Senhorio do Senhor de toda a terra buscando a reconciliação pelo arrependimento, e quando acontece esse encontro mudam seus comportamentos.
E entre esses estava, estará sempre o Senhor Jesus, a aceitar os convites e estar próximo, mas nunca sendo enganado pela aparência e sempre observando o comportamento espontâneo de cada ser humano. De continuo pronto a ensinar o certo a cada um a verdade que aponta somente para a exclusiva reconciliação da humanidade com seu Criador.

Sabemos que Jesus conhece o que pensamos e isso vale para o fariseu religioso e cordial, para a mulher de má fama e reputação duvidosa, para cada um de nós e por Jesus chamar a atenção deles, sabemos enfim como é a comparação no céu, a questão que fica de lição está nesse pensamento: vou mudar ou vou só me empolgar pelo momento e continuar a rotina da vida sem nada transformar em mim?






Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário