sexta-feira, 24 de março de 2017

CUIDADO COM O QUE OUVE.

Base na Bíblia: Lucas 08: 16-18 ... Jesus continuou: Ninguém acende uma lamparina e depois a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama. Pelo contrário, a lamparina é colocada no lugar próprio para que todos os que entram vejam a luz. Pois tudo o que está escondido será descoberto, e tudo o que está em segredo será conhecido e revelado. Portanto, tomem cuidado e vejam como vocês ouvem, Porque quem tem receberá mais; mas quem não tem. Até o que pensa que tem será tirado dele...”


Os discípulos de Jesus, pedem ao Mestre que lhes comentem sobre a Parábola do Semeador, e recebem um esclarecimento detalhado de cada etapa das Palavras citadas e seus objetivos.

Eles ouvem provavelmente com muita atenção e absorvem as informações, afinal Jesus declara ao iniciar a explicação que para eles é permitido mostrar os segredos do Reino de Deus.

Ouvir segredos é uma ação humana que na maioria das vezes, faz o ouvinte parar e dar uma atenção maior ao que vai ser comentado e certamente traz para si um grau maior também de reconhecimento e importância.

Porém, Jesus acrescenta aos discípulos uma comparação direta sobre o fato de ter a luz (clareza) sobre os que não tem. E de maneira objetiva apresenta a razão da existência da claridade em ambientes escuros.

Pois para o dia temos o sol que apresenta a todos sua luz e clareza para a visão das coisas a nossa volta e até onde podemos enxergar.

Enquanto que a luz apresentada nessa comparação de Jesus é aquela utilizada em ambientes internos que só quem as possuem sabem sobre sua real importância a qualquer hora do dia e conhecem o local ideal para estar para tirar o maior proveito no ambiente, pois só assim o que está escondido será descoberto e o que está em segredo será conhecido e revelado.

A comparação dessa lamparina é colocada diretamente sobre o processo de ouvir, e assim admoesta seus discípulos (aprendizes) no cuidado em como estão a ouvir, pois no Reino Celeste mesmo sendo um processo crescente, para os que ouvem, podem ser retiradas as palavras até do que têm, exatamente aos que acham que continuam a ouvir.

A semente na terra são os que guardam a palavra no coração bom, obediente e por serem fiéis produzem frutos. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça, com o cuidado e a atenção para não ficar a velar debaixo do cesto ou da cama.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário