sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

O INCONFUNDÍVEL CHAMADO.

Base na Bíblia: Lucas 5: 28-32 ... Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram: Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama? Jesus respondeu: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os bons, mas para chamar os pecadores, afim de que se arrependam dos seus pecados...”

Jesus passa por um lugar de onde havia Coletas, denominado: Coletoria, ali ficavam pessoas que eram os cobradores judeus de impostos para os Romanos. E entre os que exerciam a função da coleta, encontrava-se Levi também conhecido por Mateus. Jesus faz, especificamente a ele, um convite direto, ele por algum motivo entende a dimensão do chamado e de imediato se levanta e o segue.

Outro cobrador de impostos que a Bíblia cita nominalmente é Zaqueu e este também foi tentar ver Jesus, e até subiu em uma figueira brava, pois era de baixa estatura, e mesmo lá de cima, foi chamado quando Jesus passou por ele. Ambos em comum, além do cargo, celebraram uma homenagem ao Mestre Jesus e o aceitaram em sua casa e não somente uma festa exclusiva e reservada, mas também se preocuparam em chamar seus amigos e familiares; qual poderia ser a exata motivação para levar uma pessoa comum, a mudar todos os seus costumes e valores e passar a ter uma atitude dessa?

Sabemos que o sadio estava em ambos os lugares, seja em Jericó, ou agora aqui em uma Coletoria, e estava junto com os impuros. Esses impuros, por sua vez, tinham uma reputação a zelar, entre o próprio povo que o julgava e outra entre eles mesmos. E também é claro que não deve ser fácil testemunhar uma mudança real entre os seus próprios familiares, entre seus pares de profissão e muito menos dentro de sua sociedade, para isto precisa haver convicção.

Esses dois coletores de impostos, como muitos outros, ouviram as palavras do Mestre Jesus e sua voz falou direto em seu espírito, alma e corpo, levando a ter certeza, com plena convicção do real, abandonando de imediato o passado que estavam mergulhados e assim nasceu o desejo de uma genuína transformação de dentro para fora.

Temos então os fariseus e os mestres da lei, no rigor de suas convicções e leituras, os quais pelo que observamos sempre estavam próximos de Jesus, principalmente nos momentos de seus feitos; eles simplesmente criticaram a simples participação dos discípulos na celebração de alegria de Levi Mateus.

O Mestre Salvador Jesus cuida daqueles a quem chama e daqueles que o seguem e de imediato, esclareceu um item necessário sobre Chamado: definindo que por ser inconfundível jamais será baseado no programa humano gerado naturalmente pelo simples acumulo de coisas boas.

Ao que é Chamado, seu nome é Escrito no Livro da vida, há de imediato festa legítima no céu, quando um único pecador se arrepende; assim como vemos nesse exemplo natural que as Escrituras deixaram registradas, para nosso entendimento, assim como deixou registrada também a resistência que a humanidade declara aos que se declaram salvos em Cristo Jesus, o Messias e Senhor, que pelo seu sangue derramado na cruz, morto, ressuscitado ao 3o. (terceiro) dia, e recebido nos Céus, onde está assentado a direita de Deus Pai.

E como também atestam os registros do livro de Atos, ao declarar o que dois varões vestidos de branco, disseram: “Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”, mas sejam crédulos ou incrédulos todos o verão, exatamente quando todo o joelho se dobrará.



Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário