sexta-feira, 1 de julho de 2016

BODAS EM CANÁ.

Base na Bíblia: João 01:50-51 e 02:01-02 ... Ao que lhe disse Jesus: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que está verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi convidado Jesus com seus discípulos para o casamento...”

Jesus estava caminhando e João, o Batista, o viu e disse: Eis o Cordeiro de Deus; sobre essas palavras dois de seus discípulos André e João, foram e seguiram Jesus, e desses dois, agora discípulos de Cristo, outros foram chamados ou convidados e chegaram a um por nome Natanael, que tinha dúvida de quem era a pessoa que eles estavam convidando para ele seguir. As palavras de Jesus, foram claras, ao vê-lo e determinaram, o que ele Natanael havia feito, antes de ser chamado por Filipe a conhecer o Mestre.

Natanael foi o primeiro a expressar sua crença na pessoa de Jesus, como o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, que veio ao Mundo, o Messias prometido que resgataria seu povo Israel.

Certa feita, Jesus é interrogado, o porque seus discípulos não jejuavam, e em resposta Ele disse que Ninguém jejua durante o tempo em que o Noivo está próximo, mas que em outros tempos jejuariam, Assim, notamos a relação de amor que há para o Mestre em chamar suas ovelhas perdidas para o grande banquete de festa preparado nos céus, pois Ele é o Noivo, que receberá sua Noiva (a Igreja).

Jesus, por sua vez, com seu infinito amor, acrescenta essas palavras maravilhosas sobre o que seria possível acontecer enquanto eles estivessem juntos, em seu ministério. Um grupo de pessoas agora seguem o Messias e começam seus primeiros passos com Ele, e três dias após esse fato. Jesus leva todos seus discípulos, pois todos são convidados, a uma celebração de casamento na Região da Galileia, de onde eram a maioria de seus discípulos, logo, todos eles estavam acostumados com o cerimonial que encontrariam.

A mãe de Jesus, também estava convidada para esse casamento e percebemos no descrito do texto de João, o discípulo Amado, que ela era uma pessoa prestativa e atenta aos acontecimentos, pois de alguma maneira percebeu que havia falta de um item essencial para o casamento ser bem comemorado. A festa em Cana da Galiléia, poderia encerrar com um terrível desastre aos noivos, pois faltava o vinho, para servir aos convidados, e todos poderiam se aborrecer com esse fato, mas Jesus, por ela, foi informado e ela pediu também aos que serviam para atender a tudo o que Jesus, pedisse.

Por uma operação sobrenatural aguas foram enchidas em vasos de barros e dela se extraiu vinho de excelente qualidade, a ponto do responsável pela qualidade dos itens servidos, parasse o festejo do Noivo e o chamasse para questionar sobre o fato de inverter a ordem, ou seja, primeiro se servia o melhor e depois que todos bebessem, serviam o inferior, mas até aquele momento estava bom e agora vinha um vinho de melhor qualidade ainda.

Surpreender pode ser a melhor forma de entender como o Senhor Jesus opera, pois sempre Ele procurou fazer a vontade Soberana do Pai, e por seus cuidados muitos se chegaram a Ele, receberam, e hoje continuam a receber milagres, curas, sinais, pois como está escrito no livro aos Hebreu 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo, Ontem, Hoje e Eternamente. ” E tem poder para libertar das prisões o cativo e o oprimido e a Vida Eterna.

Porém podemos definir e nos portar como Natanael que disse ao ser convidado por Filipe para conhecer Jesus:  Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? O exemplo existe, mas a definição sempre foi pela chave do coração que está em cada ser humano, abrir ou manter fechado depende de cada um. Ainda bem que Natanael abriu seu coração e pode ver três dias depois um milagre surpreendente acontecer e consolidar a certeza de que haviam achado o Messias.





Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula




Nenhum comentário:

Postar um comentário