sexta-feira, 10 de junho de 2016

PERCEBER A HIPOCRISIA.

Base na Bíblia: Marcos 12: 13-17 ... Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram: Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não? Mas Jesus percebeu a hipocrisia deles e respondeu: Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam um denário para eu ver. Eles trouxeram, e ele perguntou: De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: São do Imperador. Então Jesus disse: Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus. E eles ficaram admirados com Jesus...”

Saber dissimular as intenções e os sentimentos ao expor os pensamentos, quando pessoas passam a fazer este ato seu efeito pode soar como um fingimento, mas devemos saber que acabamos de encontrar a hipocrisia em plena ação, e até podemos cada um de nós ficarmos chocados e mesmo espantados, do fato real de como existe um grupo de pessoas que usam desse artifício para conseguir de pessoas, as mais diversas extorsões ou subjugá-las.

Há uma história contida no Antigo Testamento, sobre um homem chamado Sansão, possuidor de uma força descomunal e de uma mulher por nome de Dalila, que usou da hipocrisia (fingimento) para conseguir para seus patrícios Filisteus a informação que revelava a única maneira de neutralizar dele (Sansão) sua excepcional força, repetindo ela várias vezes, seu intento até conseguir o feito.

Jesus estava em Jerusalém e provavelmente no Templo a ensinar, e recebe a visita de um novo grupo de discípulos, agora se apresentam os Herodianos, os quais se aliaram, aos anciões, os mestres da lei, os sacerdotes, os escribas e os fariseus, para atingirem um objetivo comum, encontrar um motivo para incriminar Jesus, o Mestre, quer pela lei Judaica ou pela lei Romana; porém era claro que entre eles haviam sérias divergências de crença e interesses, mas como em toda a história escrita que há no mundo, sempre encontramos alianças dessas.

A pergunta inicia, elogiando, a conduta moral e a conduta religiosa adotada por Jesus e reconhece a sabedoria com o trato com seus ouvintes e o cuidado para com eles e acima de tudo o respeito para com as coisas do Altíssimo, mas feita essa introdução, lançam uma pergunta direta a Jesus, pois todos os povos civilizados daquela época, viviam debaixo do julgo Romano, longe da liberdade da soberania de suas Nações, de seus Credos, e privados de seus direitos de um povo livre.

Com certeza essa pergunta mexeria com o nacionalismo e despertaria a resposta clara do sabor de uma independência e de uma retomada do poder, mas Jesus, reconhece a hipocrisia que havia nessa pergunta, e pede, o favor de lhe apresentarem uma moeda, chamada de denário, para que ele pudesse dar seu parecer.

Imediatamente foi providenciado o pedido do Mestre, afinal o que eles esperavam era a resposta, pois tinham um plano pronto por traz, para executar. Jesus, recebe a moeda de prata de pouco mais de 0,20 gramas e responde aos que lhe perguntaram. De quem é a esfinge (figura) que aparece na moeda. Eles sabiam e prontamente responderam de Cezar. A resposta final de Jesus calou e cessou o projeto deles, ao responder: Daí a Cezar o que é de Cesar e a Deus o que pertence a Deus.

Podemos ser confundidos pelas luzes desse mundo, por seus atrativos e por suas facilidades e confortos, comparados aos primeiros humanos, de que estamos vivendo no paraíso; ainda para outros que devido as decepções, doenças, maldades, destruição do moral e do celestial que aqui já é o inferno, mas não é todos vivemos na Obra Prima da Criação e esperamos contra a esperança natural, a volta de Jesus, que prometeu que estava preparando moradas e que ao determinar do Eterno, virá em Grande Glória, sobre as Nuvens do Céu, buscar os seus e instalar o Reino e chegará o Dia do juízo Final, com o Grande Trono Branco.


Perceber a Hipocrisia pode ser o meio para identificar o que nos cega e nos impede de chegar ao Autor de nossa fé, Jesus Cristo, pois estão colocando sempre meios alternativos e conformismos nos corações, enquanto sabemos que toda a natureza anseia e geme dia a dia, pela volta do Senhor.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário