sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

MUDANÇA DE PLANOS.

Base na Bíblia: Marcos 06: 30-34 ... Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que tinham feito e ensinado. Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse: Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco. Então foram sozinhos de barco para um lugar deserto. Porém muitas pessoas os viram sair e os reconheceram. De todos os povoados, muitos correram lá antes deles, Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas...”

Nós seres humanos temos por hábito fazer planos, cada um é elaborando previamente e no tempo oportuno é executado, essa característica de planos futuros é mais que um simples instinto, pois sabemos que na natureza todos os dias acorda um felino sabendo que tem que correr muito para ser alimentado, assim como todos os dias acorda um antílope sabendo que tem que correr muito para sobreviver.

Normalmente quando se trata de família existe a cada período uma programação para possibilitar um período em comum entre todos eles.

Assim notamos que também Jesus havia enviado seus discípulos (apóstolos) para uma tarefa e agora os recebe de volta eufóricos contando os resultados. Jesus provavelmente estava em Cafarnaum à beira do mar da Galileia e muitas pessoas estão com eles a ponto de que não sobrava para eles tempo nem para se alimentarem.

O mestre percebe o fato e pressente a necessidade do descanso de seus discípulos e propõem que se ausentem e passem para outro lugar deserto para poderem descansar. Um plano aceito entre todos eles. Partem em segredo, mas algumas pessoas os reconhecem.

Essas pessoas veem Jesus e seus discípulos se distanciarem no barco e optam por seguir por terra e assim o fazem e junto a eles outros se juntam a outros de diversos povoados que fazem o mesmo e quando Jesus chegou e desembarcou onde esperava descansar foi surpreendido por uma grande multidão.

A mudança de plano foi quase que instantânea, pois Jesus viu a multidão e de imediato Ele os comparou as ovelhas sem pastor e passou a ensina-las.

Esse fato de mudança de plano só é possível entender pelo profundo amor de um Senhor que é longânimo e misericordioso; Ele não sentiu a frustração por falhar seu plano e sim pode sentir claramente o vazio, o fracasso, a limitação, a dor, a fome de palavra e de atenção, a doença e o exílio vivido por cada pessoa em toda a sua vida e assim mudou seu proposito e passou a ensinar.

Sim, o Senhor Jesus parou todo o processo que vivia no Céu para ser obediente ao Pai e sujeitou-se a cumprir com amor a risca todo o plano de uma redenção sem igual, no qual se oferece para ser o sacrifício vivo que nos trouxe perdão, vida e paz.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário